Maio Roxo: tarde de orientação sobre fibromialgia na OAB-ES acolhe várias mulheres
Há mais de 10 anos convivendo com dores causadas pela fibromialgia, dona Sônia, de 74 anos, esteve na sede da OAB-ES, nesta quarta (28), para tirar algumas dúvidas sobre seus direitos como portadora da doença. A ação foi promovida pela Comissão da Mulher Advogada em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, como parte da programação do Maio Roxo, mês de conscientização sobre doenças inflamatórias.
Ao saber sobre o Dia de Orientação, ela foi a primeira a chegar na Ordem. “Só quem convive com a fibromialgia entende como é difícil lidar com as dores no dia a dia. No meu caso, sinto dores intensas nas costas que se espalham para as pernas, e preciso tomar muitos medicamentos para conseguir seguir em frente. Essa é a realidade de muitas mulheres como eu. Eu tinha dúvidas sobre os meus direitos e sobre o que poderia buscar juridicamente para melhorar minha qualidade de vida. Hoje, com essa ação, consegui esclarecimentos importantes. Foi uma iniciativa muito positiva e necessária. ”
Além da escuta ativa, as advogadas da Comissão Hariany Nogueira e Danieli Manzini Martins esclareceram dúvidas sobre direitos previdenciários, benefícios assistenciais, acesso à saúde e garantias legais específicas.