Eleições Municipais

Você sabe o que faz um vereador (a)?




Nessas eleições de 2020, os eleitores votarão apenas em vereador(a) e prefeito(a). Embora sejam cargos conhecidos e de extrema importância, muitos eleitores não sabem o que cada um representa.

O vereador (a) é um agente político, eleito de forma democrática na cidade onde reside e se elege. Ele trabalha no Poder Legislativo da esfera municipal da federação brasileira. Essa esfera brasileira é dividida em 3, sendo União (nacional), Estados (estadual) e Municípios (municipal).

Com isso, o vereador (a) tem como função representar, em seu município, os interesses da população. Ele pode criar, extinguir e emendar leis, mas todas essas passam por votações antes de serem aprovadas.

O vereador (a) também pode tratar de assuntos como criação de bairros, estabelecer perímetro urbano, sugerir nomes para ruas e avenidas do município, discutir documentos orçamentários, discutir sobre o plano municipal de educação, determinar tombamento de prédios como patrimônio público, etc.

Ele também atua como fiscalizador do prefeito, isto é, ele fiscaliza contas da prefeitura, cria Comissões Parlamentares de Inquérito, etc.

Fonte: politize.com.br/papel-do-vereador/
keyboard_arrow_up