Capacitação

Participantes do programa Meu Primeiro Cliente começam a atuar no TED da OAB-ES

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho, e o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Alberto Nemer Neto, receberam na tarde de segunda-feira (01/03) uma turma de 12 participantes do programa Meu Primeiro Cliente.

Os jovens advogados e advogadas foram selecionados e terão oportunidade de participar de um estágio de iniciação à advocacia no TED da OAB-ES durante um período de 30 dias.

O encontro aconteceu no auditório da sede da Seccional, em Vitória, e cumpriu as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção de contágio de Covid-19, incluindo o uso de máscaras, o distanciamento e o uso de álcool em gel.

O presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, abriu o encontro. “É com muita alegria que recebo vocês, participantes do programa Meu Primeiro Cliente, na nossa casa, que é a OAB-ES. A advocacia é uma profissão de muitos desafios e o Meu Primeiro Cliente incentiva e contribui de forma efetiva no processo de desenvolvimento das promissoras carreiras dos jovens advogados e advogadas. E vocês foram selecionados para atuar no nosso Tribunal de Ética e Disciplina, esse importante, sério e respeitado órgão da Ordem, que atua com os processos ético-disciplinares. Por isso, aproveitem essa oportunidade e essa experiência para a vida profissional. Parabéns e sejam bem-vindos", destacou Rizk, idealizador do projeto.

O presidente do TED da OAB-ES, Alberto Nemer Neto, também parabenizou os jovens advogados e falou sobre a atuação do TED.

“O Tribunal de Ética e de Disciplina recebe com muito carinho e de braços abertos os advogados e as advogadas participantes do Programa Meu Primeiro Cliente. Essa é uma missão muito importante. Atuar no TED é exercer a atividade em favor do advogado que não se habilitou para apresentar defesa. Os advogados que vão atuar como defensores dativos terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos. Espero, também, que criem em seu nicho profissional esse ramo que é a atuação do TED. Agradeço a oportunidade de recebê-los aqui, hoje, ao presidente Rizk. Nesta atual gestão, desde 2019, o nosso TED tem atuado com muita responsabilidade e seriedade”, afirmou Nemer.

Já o secretário do TED-ES, Leonardo Neves Corteletti, que também participou do evento, falou sobre a iniciativa. “É uma honra receber os colegas. Comecem suas carreiras pelo mais valioso ponto e que, sem dúvidas, sempre marcou a advocacia: a ética. O que estiver ao nosso alcance será feito para cumprir o devido processo legal, em favor dos representados, sem nos distanciarmos do fomento à ética, especialmente junto aos novos colegas”, comentou Corteletti.

A turma selecionada do programa Meu Primeiro Cliente também participou de uma visita técnica às instalações do TED-ES.

O presidente do TED-ES, Nemer, ressaltou, ainda, que todos os processos do órgão correm em sigilo. Os jovens assinaram um termo de compromisso para participar do estágio de iniciação à advocacia na OAB-ES.

Meu Primeiro Cliente

O Meu Primeiro Cliente é um programa inédito da OAB-ES que capacita os jovens advogados para entrar no mercado de trabalho. A Ordem já realizou duas edições.

Dentre as principais vantagens para contratar esses profissionais é que todos foram treinados pela OAB-ES. Eles foram capacitados em um curso intensivo de Prática Advocatícia na Escola Superior de Advocacia (ESA-ES) com renomados professores da área jurídica durante dois meses. Além disso, passaram por um rigoroso processo seletivo com conteúdo programático de conhecimentos jurídicos em geral.