OAB-ES e OEA firmam parceria e promovem videoaula sobre lei de acesso à informação

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), por meio da Comissão de Relações Internacionais, promoveu uma videoaula inédita, nesta terça-feira (10). Fruto de uma parceria firmada com a Organização dos Estados Americanos, a Seccional transmitiu a palestra “O Acesso à Informação Pública”, ministrada pelo diretor de Direito Internacional da instituição, Dante Mauricio Negro Alvarado.
O presidente da OAB-ES, Homero Junger Mafra, atribuiu todos os méritos do evento ao presidente da Comissão, o conselheiro seccional Giulio Cesare Imbroisi: “Quando Giulio assumiu a Comissão, começou a sonhar e dizer que coisas novas seriam feitas. Confesso que não imaginava que seriam deste nível e magnitude.”
De acordo com Giulio Imbroisi, a palestra foi esclarecedora. “O professor Dante definiu o que é autoridade pública no entendimento da OEA dentro da Carta Democrática Interamericana. Ele é extremamente preparado”, comentou.
A videoaula seria em tempo real, mas devido a nevascas e chuvas em Washington DC, foi necessário transmitir a palestra gravada antecipadamente. Mesmo assim, a aula não foi comprometida.
Ao final da videoaula, os participantes fizeram uma discussão acerca dos assuntos abordados e as dúvidas que surgiram foram gravadas em vídeo. Todas as perguntas serão encaminhadas ao palestrante e respondidas por vídeo, que será disponibilizado no site da OAB-ES.
Foram abordados vários pontos como resoluções da Assembleia Geral da OEA, o Comitê Jurídico Interamericano, o Departamento de Direito Internacional da OEA, entre outros.
Giulio Imbroisi salientou: “A Comissão é constituída por 12 advogados, com vasta experiência em direito internacional, todos empenhados nos trabalhos em prol da advocacia e sociedade. Temos muitos projetos e, em março de 2014, pretendemos realizar outras palestras sobre temas como meio ambiente, direitos humanos e combate à corrupção.”

