Experiência Profissional

Jovens aprovados no Meu Primeiro Cliente iniciam trabalho em escritórios de advocacia



Apesar das consequências da pandemia da Covid-19, os participantes selecionados no programa Meu Primeiro Cliente da OAB-ES estão tendo a chance de iniciar suas atividades profissionais. O projeto é voltado para advogados e advogadas em início de carreira, com até cinco anos de carteira da Ordem. Os 35 primeiros colocados participaram do curso de capacitação da Escola Superior de Advocacia (ESA-ES) e, neste momento, estão aptos para o trabalho remunerado nos 35 escritórios de advocacia previamente selecionados pela Seccional Espírito Santo.

Um exemplo é o da jovem advogada Maria Alice Rodrigues de Jesus, que com apenas cinco meses de conclusão de graduação e três meses com carteira de habilitação profissional da Ordem foi contratada no escritório Zamprogno Associados após passar pelo período de um mês.
Ela fala sobre a chance de participar do Programa Meu Primeiro e a alegria de, em tão pouco tempo, ser contratada. “Tive o privilégio de participar da primeira edição do programa Meu Primeiro Cliente. Participei do curso de formação com excelentes palestrantes, momento único, onde tive a oportunidade de ampliar meus conhecimentos práticos e teóricos, o que com certeza fará grande diferença na minha vida profissional. Na escolha do escritório, optei pelo escritório “Alexandre Zamprogno Advogados”. Fiz o estágio de 30 dias e recebi o convite de fazer parte do corpo jurídico de forma permanente. Estou muita agradecida pela oportunidade que o programa me ofertou. O recado que posso passar aos colegas da Jovem advocacia é acreditar nos programas oferecidos pelas subseções e pela seccional, pois, quando fazemos da OAB nossa casa, ampliamos nossas possibilidades de sucesso na carreira”, relatou.

Ela também agradeceu a oportunidade. “Parabenizo o presidente José Carlos Rizk Filho pela preocupação em acolher a Jovem Advocacia, pois sabemos da grande dificuldade em iniciar a carreira. Em especial, agradeço ao Dr. Alexandre Zamprogno por ter me oferecido a oportunidade de permanecer em seu escritório após o estágio, bem como à toda equipe de advogadas, Dra. Lorena Bianchi, Dra. Fabiola Lima e Dra. Neiva Aparecida, e à controladora do escritório, Kátia Zamprogno que me receberam com grande cordialidade”, disse Maria Alice.

O sócio proprietário do escritório e diretor de Cursos e Eventos da ESA – presidente da ESA-ES, Alexandre Zamprogno, falou sobre a alegria em particpar criação do Programa. “Posso dizer que tive duas alegrias neste projeto. Um foi como diretor da ESA, de implementar a ideia do presidente da OAB-ES, Jose Carlos Rizk Filho, quando criou o “Meu Primeiro Cliente”. Tivemos a tarefa de organizar as aulas. Nesse aspecto a intenção da escola foi levar o máximo de matérias que fossem úteis a esses integrantes do Programa para esse início de carreira na advocacia. Todos os 35 selecionados demonstraram que possuíam conhecimento técnico. Pois concorreram com mais de 400 inscritos para o processo seletivo. O nosso desafio agora será ampliar a próxima edição”.

Ele falou também sobre o trabalho e a seleção da jovem advogada para atuar no escritório. “A segunda alegria foi enquanto sócio do escritório acolher um dos 35 integrantes do Programa. Já ciente da qualidade técnica de cada um procurei alertar sobre a linha de atuação do nosso escritório. Fomos brindados com a escolha da candidata Maria Alice Rodrigues de Jesus. Uma advogada extremamente preparada, ética e que mostrou ser antenada com os propósitos do nosso escritório. Mesmo estando em um momento de pandemia, trabalhamos normalmente. Mesmo assim ela passou o mês trabalhando conosco no escritório e home office. Fizemos o convite e ela foi incorporada ao quadro de advogados associados do escritório. Estamos muito satisfeitos e felizes em participar no projeto. Nos ajudou enquanto escritório identificar no mercado uma advogada em início de carreira qualificada e que tivesse os mesmos objetivos do escritório”, disse Zamprogno. 

Experiência Profissional

Outro exemplo é o da jovem advogada Stefani Alves Gouvêa Oliveira, umas das selecionadas no Meu Primeiro Cliente que deverá iniciar já nos próximos dias iniciar seu trabalho remunerado de um mês. Ela se candidatou para a vaga do escritório Rizk Filho e Advogados Associados e fala sobre a experiência no programa. “Participar do programa Meu Primeiro Cliente foi uma experiência única. A idealização desse projeto inovador, realizado minuciosamente pelo nosso presidente, trouxe aos jovens advogados um novo incentivo, nos orientando sobre esse começo, contribuindo efetivamente em nosso desenvolvimento. Meu sentimento é de felicidade. Com a participação de 35 jovens advogados e ter sido selecionada foi gratificante. Dias intensos, ouvidos atentos, profissionais brilhantes e muito, muito aprendizado. Feliz em constatar que existem colegas experientes que se preocupam e se dedicam aos que estão começando a exercer a nossa profissão. Curso finalizado e preparados para mais uma experiência e mais uma vez: um novo desafio”, declarou.

A advogada e sócia do escritório Rizk Filho & Advogados Associados, Amanda Kaizer, fala sobre a iniciativa do Programa e a fala sobre sua inserção no mercado de trabalho. “O escritório de advocacia RIZK FILHO & ADVOGADOS ASSOCIADOS presta sua homenagem e cumprimentos à OAB/ES e seu Presidente pela iniciativa do projeto "Meu primeiro cliente" aos advogados em início de carreira. Hoje sou sócia do mencionado renomado escritório, onde iniciei meu primeiro emprego na advocacia logo após ser aprovada no exame da Ordem, e hoje poder abrir as portas de nosso escritório para receber mais uma colega, para nele conhecer a rotina real de um advogado e toda a dinâmica da profissão, é um prazer imenso. Receberemos nos próximos dias a advogada Stefani, que está radiante pela aprovação no Projeto e seleção para atuar conosco. Sem dúvidas uma oportunidade ímpar para os advogados participantes do louvável projeto. Somos uma classe unida, e assim podemos contribuir e dividir nosso aprendizado constante com os iniciantes. Nosso escritório deseja as boas-vindas à advogada selecionada para atuar conosco, com ótimas expectativas de manutenção na evolução da carreira de todos os aprovados no Projeto”, comentou.

Buscando incentivar esses jovens advogados e advogadas em início de carreira para o mercado de trabalho, em especial nesse momento de isolamento social, a OAB-ES deverá lançar um edital para seleção da segunda edição do programa.
keyboard_arrow_up