Emoção marca posse de Nara Borgo na prefeitura de Vitória
Com muita emoção e grande presença de entidades, lideranças comunitárias e defensores da diversidade, a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Nara Borgo, foi empossada na noite dessa quarta-feira (19) como secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania na prefeitura de Vitória.
O prefeito da cidade, Luciano Rezende, lembrou que ao nomear Nara busca cumprir uma promessa de campanha, que é tornar Vitória uma cidade mais humana. Já a nova secretária não escondeu a satisfação em assumir um cargo em que poderá lutar diretamente por melhores condições de vida para a sociedade.
“Gostaria de externar minha satisfação em poder trabalhar com política de direitos humanos na cidade de Vitória e dizer que não foi fácil abrir mão das minhas funções como advogada para estar aqui. Mas algo me diz que na prefeitura de Vitória poderei fazer mais na luta pelos direitos humanos e contribuir com aqueles que realmente precisam dessa política”.
Nara destacou que direitos humanos é um tema intrínseco à sua história. “Para quem não me conhece, não sou uma estudiosa de direitos humanos que depois veio a atuar na área como forma de pesquisa e trabalho. Ao contrário, escolhi estudar e trabalhar com direitos humanos porque conheço desde cedo os preconceitos de gênero, raça e orientação sexual. Acompanho os problemas da sociedade porque aprendi lá em Pancas, com meus pais, que todos são iguais e têm os mesmos direitos”.
Presidente da OAB-ES, Homero Mafra frisou que a nomeação de Nara Borgo é um passo concreto na efetivação de políticas de direitos humanos em Vitória. “Vejo um pouco da sua cara aqui. A cara da diversidade. Foi a cara que você levou para Ordem e que não vai sair de lá. É só um empréstimo, prefeito. Temos ouvido palavras sobre direitos humanos, mas faltam gestos concretos. Tem mais de um ano que ouvimos palavras e elas não se transformam em gestos completos. Hoje um avanço acontece aqui”.
Para Mafra, os desafios de Nara são grandes, mas ela está apta a assumir a nova função. “Você tem um desafio muito grande. O desafio de incomodar o prefeito, as autoridades, de lutar pelos direitos humanos, pela inclusão, porque direitos humanos é inclusão. Então, foram depositadas em você muitas esperanças. Mas lembro do dia que você chegou à Ordem e assumiu a Comissão de Direitos Humanos, coordenando a Caravana da Anistia. Então, prefeito, gostaria de dar os parabéns. A escolha foi boa, grande e oportuna”, analisou.
Já o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, disse que ao trazer Nara para a prefeitura trouxe junto toda sua história. “Quando trazemos a Nara Borgo para a secretaria, não é a entrada de uma pessoa. É a entrada de uma história, de um trabalho, de uma articulação estadual, enfim. Queremos na nossa secretaria de Direitos Humanos, uma área tão importante, alguém que nos ajude a avançar. Isso certamente será feito pela Nara”.
Nara encerrou seu discurso citando Guimarães Rosa. “Termino com Guimarães Rosa em homenagem ao meu marido. O escritor dizia que o que a vida espera de nós é coragem. Então, que tenhamos coragem para lutar por uma sociedade mais justa e equilibrada”.

