Secretário-geral da OAB-ES convoca advocacia para atuação institucional

Cerimônia de entrega de carteiras da OAB-ES. Foto: Divulgação.
Cerimônia de entrega de carteiras da OAB-ES. Foto: Divulgação.
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espírito Santo (OAB-ES), entregou nessa segunda-feira (21) 45 carteiras a advogados e advogadas recém-aprovados no exame. Secretário-geral da OAB-ES, Ricardo Brum presidiu a solenidade e desafiou os advogados em início de carreira a entrar para a atuação institucional.

"Qual é o nosso papel nessa sociedade? Vamos estar na labuta diária defendendo nossos clientes. Vamos fazer isso, porque é disso que vivemos. Individualmente, vamos lutar com afinco para vencer as causas. Mas qual o papel que exercemos enquanto classe? O que essa luta individual gera em uma sociedade cada vez mais atacada em suas garantias individuais? Uma sociedade que tem sofrido com os desmandos de quem está no poder não pode ser mais abusada. Somos mais de um milhão. Enquanto instituição, temos que ser a voz e a garantia daqueles que lutam por um estado democrático de direito", declarou.

Ricardo Brum também criticou a operação policial realizada na última semana em Jesus de Nazareth, Vitória.

"Somos nós, advogados, que temos que dizer que as autoridades estão erradas em permitir que um lar seja violado sem dizer o porquê desse lar ser violado. Não é possível que se adimita, como bem disse nosso presidente Homero Mafra, a criminalização de toda uma comunidade porque ali vivem traficantes. Será que o traficante que mora em um condomínio na Praia do Canto, e que tem amigos no mesmo prédio, pode usar o apartamento do amigo para esconder o objeto de crime? Teríamos um mandado de busca e apreensão coletivo lá? É a nossa luta diária que dá à Ordem o direito de fazer esta crítica", relatou.

O paraninfo da turma foi o diretor-tesoureiro da OAB-ES, Giulio Imbroisi, que destacou a atuação essencial da advocacia na sociedade. "Não podemos nos curvar diante de abusos cometidos pelos demais poderes. Lutar contra eles é nosso papel institucional", recordou.

A mesa da solenidade foi composta pelo secretário-geral da Ordem, Ricardo Brum, pela secretária-geral adjunta, Erica Neves, pelo diretor-tesoureiro, Giuilo Imbroisi, pela conselheira Seccional, Maristela Lugon, pela integrante da comissão da Mulher Advogada, Wagna Gomes, pelo juiz auxiliar da presidência do TJES, Anselmo Laranja, pelo diretor-tesoureiro da CAAES, Ivan Neiva Neves Neto, pelo servidor do TCEES, José Teixeira Leite e pelo advogado Alexandre José Marques Gonçalves.

Galeria de Fotos

keyboard_arrow_up