Presidente de Comissão de Pessoas com Deficiência participa de congresso na Espanha

Maristela Lugou em congresso na Universidade de Salamanca, Espanha. Foto: Arquivo Pessoal.
Maristela Lugou em congresso na Universidade de Salamanca, Espanha. Foto: Arquivo Pessoal.

Presidente da Comissão Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espírito Santo (OAB-ES), Maristela Lugon Arantes, apresenta em Salamanca, na Espanha, artigo de sua autoria sobre direito à moradia e convivência social.

O 8º Congresso Internacional CEISAL 2016 acontece na Universidade de Salamanca. O artigo apresentado por Maristela foi produzido sob orientação da Dra. Elda Coelho de Azevedo para o mestrado da Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

Tema central do trabalho de Maristela, o direito à moradia é detalhado por meio das residências inclusivas, e como esses locais contribuem na convivência social de pessoas com deficiência, possibilitando a superação de barreiras atitudinais impeditivas do convívio em sociedade.

Maristela detalhou ainda como as políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência são difíceis de serem efetivadas no Brasil.

O congresso envolve acadêmicos de várias áreas: Direito, Sociologia, História, Letras, Antropologia, Economia, além de professores de áreas como gênero, saúde e muitas outras. São vários simpósios disponíveis pela universidade debatendo temas que vão de análises econômicas a família, gênero, direitos humanos e políticas públicas.

Em sua passagem pela Espanha, Maristela Lugon também vai participar do curso “Escuela de Métodos de Análisis Sociopolítico – 14ª Ed. 2016. Análisis de Redes Sociales y Políticas Públicas”, oferecido pela Universidade de Salamanca.

keyboard_arrow_up