(27) 3232-5600
     
 
NOTÍCIAS
 
Participe do Fórum Nacional de Educação Jurídica - Região Sudeste
01 de Junho de 2017 • 11h04
Participe do Fórum Nacional de Educação Jurídica - Região Sudeste
Participe deste grande encontro jurídico. Foto: Divulgação.
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espírito Santo (OAB-ES), vai sediar o Fórum Nacional de Educação Jurídica - Região Sudeste, a realizar-se nos dia 22 e 23 de junho deste mês.

O encontro será organizado pelo Conselho Federal da OAB, por intermédio da Comissão Nacional de Educação Jurídica e pelo Conselho Seccional da OAB-ES, tendo como finalidade abordar diversos temas sobre o ensino jurídico brasileiro.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

Os participantes serão certificados em 9 horas de atividades complementares. O certificado poderá ser retirado acessando o painel do Inscrito a partir do dia 24 de junho.

INSCRIÇÕES DO DIA 23 DE JUNHO 

As Instituições de Ensino Superior interessadas em participar do evento no dia 23 de junho (sexta-feira) deverão elaborar e enviar proposta de apresentação por meio do endereço eletrônico http://oabes.org.br/apresentacao-trabalho.php . Para demais informações favor entrar em contato com a OAB/ES pelo telefone (27) 3232-5606 ou pelo e-mail [email protected] .

Programação:

Solenidade de abertura - 8 horas

Presidente do Conselho Federal da OAB -Dr. Claudio Lamachia;

Presidente da Seccional da OAB/ES -Dr. Homero Junger Mafra;

Presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica - Dr. Marisvaldo Cortez Amado;

Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/ES - Dr. Luiz Augusto Bellini.

10h - Repensando o Ensino do Direito.

Participantes:

Dra. Gilsilene Passon Picoretti Francischetto

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo, Graduada em Pedagogia e pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR, Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Direito pela Universidade Gama Filho e pós-doutora em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Dra. Luciana Pimenta

Doutora em Direito pela PUC/MG, Mestre em Filosofia Social e Política pela UFMG, Professora, Coordenadora de Pesquisa e Membro do Núcleo Estruturante Docente (NDE) do Curso de Direito da PUC/MG e atual Presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB/MG.

Dr. Luiz Augusto Bellini

Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória, especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, graduado em Direito pelo Centro Superior de Ciências Sociais de Vila Velha. Professor universitário, advogado militante e Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/ES.

11h às 11h15min - Questionamentos do público

11h15min - Intervalo

11h30min - Exame de Ordem: Um retrato da Educação Jurídica.

Participantes:

Dr. Felipe Sarmento Cordeiro

Graduado em Direito, Presidente da Coordenação Nacional de Exame de Ordem Unificado, membro do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados - FIDA, Conselheiro Federal e Secretário Geral do Conselho Federal da OAB.

Dr. Adilson Gurgel de Castro

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Foi Presidente da OAB/RN, Conselheiro Federal da OAB e professor do Curso de Direito da UFRN. Atualmente ensina no Curso de Direito do Centro Universitário FACEX - UNIFACEX.

Dra. Niladir Butzke

Graduada em Direito e Especialista em Direito Comercial pela Fundação Educacional da Região de Blumenau e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente é Professora e Procuradora Jurídica da UNIDAVI - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, Membro da Comissão Verificadora do Conselho Estadual de Educação e integrante da Comissão Nacional de Educação Jurídica do CFOAB.

12h30min às 12h45min - Questionamentos do público

Almoço - 12h45min às 14h

14h - Direito Educacional: Passado, Presente e Futuro da graduação e pós-graduação.

Participantes:

Dr. Marisvaldo Cortez Amado

Professor titular de Direito Constitucional, Membro Honorário do CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras; Membro Honorário da AULP - Associação das Universidades de Língua Portuguesa (sede em Lisboa/Portugal), Membro Titular da Cadeira 56 da Academia Goiana de Direito; Especialista em Direito Público; Especialista em Administração Universitária e atual Presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica do CFOAB;

Dr. Jeferson Antonio Fernandes Bacelar

Mestre em Direito do Estado pela Universidade da Amazônia. É doutorando em Direitos Fundamentais e Novos Direitos na UNESA-RJ. Diretor e professor adjunto do Instituto de Ciências Jurídicas da UNAMA. Ex-Diretor-Geral da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Pará e integrante da Comissão Nacional de Educação Jurídica do CFOAB.

Dra. Luciana Aparecida Guimarães

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Mogi das Cruzes, Especialista em Direito Processual Civil pela UNIP e em Direitos Difusos pela UNICASTELO. Mestre em Direito Civil Comparado ela PUC/SP. Atualmente é professora e Diretora Adjunta do Curso de Direito da Universidade Guarulhos. Membro efetivo da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/SP e Integrante da Comissão Nacional de Educação Jurídica do CFOAB.

15h às 15h15min - Questionamentos do público

15h15min - Intervalo

15h30min - Workshop: Instrumentos de Avaliação dos Cursos Jurídicos

Dr. Gustavo Monteiro Fagundes

Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, especialista em Direito Educacional, advogado, consultor jurídico. Ministrante de cursos de qualificação profissional em Direito e Legislação Educacional. Coautor do livro LDB Anotada e Comentada e Reflexões sobre a Educação Superior.

16h30min às 17h - Questionamentos do público

17h - Encerramento.

Sexta-feira, 23 de junho de 2017

Inscrições para apresentações: [email protected]

8h - Abertura do evento;

8h - Palestra

8h45min - Debates;

9h - Intervalo para Coffee Break;

9h30min - 1ª apresentação sobre boas práticas no ensino Jurídico (instituição a se inscrever);

9h55min - 2ª apresentação sobre boas práticas no ensino Jurídico (instituição a se inscrever);

10h25min - 3ª apresentação sobre boas práticas no ensino Jurídico (instituição a se inscrever);

10h55min- 4ª apresentação sobre boas práticas no ensino Jurídico (instituição a se inscrever);

11h25min - 5ª apresentação sobre boas práticas no ensino Jurídico (instituição a se inscrever);

11h55min - Intervalo para almoço;

14h - 6ª apresentação sobre boas práticas no ensino Jurídico (instituição a se inscrever);

14h25min - 7ª apresentação sobre boas práticas no ensino Jurídico (instituição a se inscrever);

14h55min - 8ª apresentação sobre boas práticas no ensino Jurídico (instituição a se inscrever);

15h25min - 9ª apresentação sobre boas práticas no ensino Jurídico (instituição a se inscrever);

15h55min - 10ª apresentação sobre boas práticas no ensino Jurídico (instituição a se inscrever);

16h25min - Palavra do Presidente da OAB/ES e Presidente Lamachia;

17h - Encerramento.
 
     
 
© 2017 • Ordem dos Advogados do Brasil - ES • Todos os direitos reservados!