OAB-ES inaugura biblioteca digital com obras da Revista dos Tribunais em Cachoeiro

OAB-ES fortalece a advocacia que atua no interior com mais ferramentas de trabalho. Foto: Divulgação.
OAB-ES fortalece a advocacia que atua no interior com mais ferramentas de trabalho. Foto: Divulgação.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), inaugurou nesta quarta-feira (26), em Cachoeiro de Itapemirim, sua biblioteca digital. Estão disponíveis para a advocacia o acervo de obras jurídicas publicadas pela editoria Revista dos Tribunais.

É possível acessar, em postos de consulta, a segunda maior biblioteca jurídica do país de forma gratuita. Cerca de 100 pontos de acesso estarão disponíveis em todo o Estado.

Estão disponíveis desde obras jurídicas clássicas até as doutrinas mais modernas. Ao digitar um termo, é feita uma pesquisa em todos os livros eletrônicos baixados. O resultado traz os nomes dos livros/periódicos onde os termos foram encontrados e o número de vezes que eles aparecem em cada publicação.

Em Cachoeiro de Itapemirim, os pontos de acesso da biblioteca estão na sala de apoio da advocacia no Fórum, e também na Subseção. Ao todo, são seis pontos de consulta no município.  A nova ferramenta de trabalho da advocacia do Espírito Santo foi apresentada pelo secretário-geral da OAB-ES, Ricardo Brum.

Também será possível realizar as consultas nos Escritórios Coletivos. O secretário-geral da Seccional salientou, em seu pronunciamento, que “desde que o presidente Homero Mafra assumiu a Seccional em 2010, tem sido feito um intenso trabalho de interiorização, de maneira que o interior é contemplado com as iniciativas que a Ordem tem, ao mesmo momento, que a Capital”.

“Imagine em São José do Calçado. Na biblioteca pública de lá, o advogado terá acesso as mesmas obras que a advocacia da Capital, que vier à Seccional ou aos Escritórios Coletivos, também vai ter. O advogado que atua em Pedro Canário poderá consultar as doutrinas mais modernas e atualizadas”, reforçou o presidente da OAB-ES, Homero Mafra.

De acordo com Ricardo Brum, a Subseção está pronta para auxiliar todos os advogados. “No início é algo intuitivo, não tem grandes dificuldades e a gente entende que vai efetivamente facilitar o trabalho, inclusive, eventualmente, economizar. Porque livro hoje pode ser algo caro. Nós conseguimos fazer um pacote para disponibilizar à advocacia, hoje ainda na sede da Subseção, toda a biblioteca da Revista dos Tribunais de maneira que os advogados tenham acesso a uma biblioteca digital absolutamente completa com mais de mil livros e revistas”.

Secretário-geral da OAB-ES, Ricardo Brum apresenta Biblioteca Digital. Foto: Divulgação.


O presidente da Subseção de Cachoeiro de Itapemirim, Robson Louzada, comemorou o fato da subseção oferecer mais um serviço de qualidade aos advogados. “É a efetivação da gestão compartilhada que tanto contribui para que a advocacia que atua no interior tenha boas condições de trabalho”, declarou.

Já para o presidente da Comissão da Advocacia em Início de Carreira de Cachoeiro de Itapemirim (CAIC), Sebastião Renaldo Silva Hora Júnior, a Biblioteca Digital é mais uma ferramenta de qualidade para a advocacia. “Nossa subseção está cada vez mais completa com bons serviços ofertados à advocacia”, reforçou.

Entre as obras oferecidas estão as alterações no Código de Processo Civil de Nelson Nery. “Isso é ferramenta para capacitar o advogado e a advogada para exercer a profissão. Não podemos ver a Ordem com uma visão elitista. Não podemos dirigir a OAB-ES com a visão dos grandes escritórios. Daqueles que não frequentam o dia a dia da realidade dos Fóruns, que não conhecem a realidade efetiva da advocacia. Quando temos a concepção que a Ordem deve prestar serviço à advocacia, levando uma obra de referência como essa para todos, é porque acreditamos que o advogado tem que ter voz”, frisou Homero Mafra.

Revista dos Tribunais

Trata-se de uma plataforma profissional que permite leitura e interação com conteúdos jurídicos confiáveis publicados pela Revista dos Tribunais, selo editorial da Thomson Reuters no Brasil. O Thomson Reuters Proview contempla códigos comentados, manuais e doutrinas dos mais renomados autores das diversas áreas do Direito, facilitando um melhor aproveitamento nos estudos e no campo profissional. Entre seus principais benefícios, destaca-se a busca global.

Diretora Comercial do grupo, Priscila Turbay celebrou o acordo com a Ordem. “Ficamos muito honrados em firmar esta parceria com a OAB-ES, que tem como objetivo disponibilizar acesso ao Thomson Reuters Proview aos advogados inscritos”.

Biblioteca Digital da OAB-ES. Foto: Divulgação.


Entrega de carteiras

Após lançar a Biblioteca Digital, foi realizada em Cachoeiro a solenidade de Entrega de Carteiras, onde 24 novos profissionais receberam a carteira da OAB. Presidente da OAB-ES, Homero Mafra foi o paraninfo da turma e fez um importante discurso contra o aumento de impostos e a favor da defesa dos direitos e da Constituição. O presidente da Seccional também cobrou de forma dura as autoridades da segurança pública de Cachoeiro de Itapemirim para que seja solucionado o assassinato do advogado Fernando da Costa Ghio, morto no último dia 14 deste mês.

“Que se apontem os assassinos de Fernando. Que não permaneça impune a morte de um advogado. É preciso uma apuração mais rápida, mais célere e real. Precisamos apontar para a sociedade aquele ou aqueles que tiraram a vida do advogado. Precisamos de cobrar isso”, disse Homero Mafra.

Presidente da subseção de Cachoeiro de Itapemirim, Robson Louzada defendeu a dignidade no exercício da advocacia e criticou o aviltamento dos honorários. “Dignidade é uma questão de consciência. Não esperem da Ordem a orientação. A Ordem faz a orientação moral, mas ser digno é uma questão individual”, pontuou.

Participaram ainda da cerimônia de entrega de carteiras o secretário-geral da OAB-ES, Ricardo Brum, o diretor de Prerrogativas, Rivelino Amaral, o conselheiro Seccional José Irineu de Oliveira e o presidente da CAIC Cachoeiro, Sebastião Renaldo Silva Hora Júnior.    

Galeria de Fotos

keyboard_arrow_up