OAB-ES ilumina sua sede com as cores do movimento LGBT

Sede da OAB-ES, no Centro de Vitória. Foto: Divulgação.
Sede da OAB-ES, no Centro de Vitória. Foto: Divulgação.

Para marcar o dia internacional do orgulho LGBT, celebrado neste 28 de junho, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), iluminou sua sede, localizada no Centro de Vitória, com seis canhões de luz nas cores que representam o movimento LGBT.

A OAB-ES busca, com a ação, conscientizar sobre a necessidade da luta pelo fim da discriminação e violência contra os integrantes do movimento e também reforçar os apelos por tolerância e convivência pacífica entre os diferentes.

História

28 de junho foi escolhido com dia internacional do orgulho LGBT porque, há 47 anos, ocorreu na cidade de Nova Iorque o que veio a ser conhecida como a Rebelião de Stonewall.

O Stonewall Inn era (e ainda é) um bar de frequência LGBT que sofria repetidas batidas policiais sem justificativa. Na noite de 28 de junho de 1969, os frequentadores se revoltaram contra a polícia e o tumulto que se seguiu durou três dias, mudando para sempre as atitudes repressivas das autoridades perante as pessoas LGBT.

No Brasil, apesar dos pequenos avanços no reconhecimento e efetivação da igualdade de direitos das pessoas LGBT, a situação de violação dos direitos humanos da comunidade continua sendo assustadora.

A cada 28 horas um cidadão LGBT é morto por crime de ódio e esse índice só cresceu nos últimos anos. As transexuais tem média de vida de apenas 35 anos.

keyboard_arrow_up