Jovens advogados lotam auditório da OAB-ES na palestra com Ricardo Brum

"Conversando Com" Ricardo Brum

Todos os lugares do auditório da OAB-ES ficaram ocupados na tarde dessa quinta-feira (05) com um público recorde no retorno do “Conversando Com”, projeto da Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira (CEAIC), que contou com a palestra do secretário geral da Ordem, Ricardo Brum. A exposição falou sobre a negociação com o cliente e custos de processos.

“Para quem está iniciando a carreira é importante que saiba começar aos poucos, mas com o conhecimento sobre folha de tempo, anotação de quanto tempo gasta, indicação de qual a remuneração que pretende ter e fazer uma análise de custo. Esses elementos iniciais, entre outros, são essenciais para o advogado”, explicou Ricardo Brum.



Ao final da palestra o secretário geral fez um exercício prático sobre negociação, colocando a presidente da CEAIC, Natálya Assunção, e o presidente da Comissão de Advogados em Início de Carreira de Cachoeiro, Sebastião Hora, para simular uma negociação entre um cliente e um advogado. “Na verdade, nós só conseguimos treinar negociação, negociando. Em curso de negociação são feitos exemplos, então decidi criar um exemplo hipotético para praticar”, afirmou Brum.  

Para Natálya Assunção, presidente da CEAIC, foi uma enorme satisfação ver o auditório lotado. “O tema apresentado foi propositalmente pensado por não fazer parte da grade da faculdade e ser indispensável aos advogados. Uma vez que não temos a expertise de negociação e não sabemos precificar nosso trabalho temos que oferecer meios para que os advogados em início de carreira consigam obter essas informações. O projeto da CEAIC é cada vez mais trazer capacitação para os jovens advogados em assuntos práticos da profissão”, enfatizou Natálya Assunção.  

keyboard_arrow_up