Cultura

Fórum Secti-Fapes discute temas relacionados à Propriedade Intelectual

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Cristina Engel de Alvarez, esteve com o presidente da Comissão de Direito Cultural e Propriedade Intelectual da OAB-ES, Juliano Regattieri Oliveira
A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Cristina Engel de Alvarez, esteve com o presidente da Comissão de Direito Cultural e Propriedade Intelectual da OAB-ES, Juliano Regattieri Oliveira


O SEBRAE-ES sediou hoje o primeiro Fórum Secti-Fapes de Inovação, Transferência de Conhecimentos e Tecnologia. Juliano Regattieri Oliveira, presidente da Comissão de Direito Cultural e Propriedade Intelectual da OAB-ES, esteve presente para conhecer este Fórum de suma importância para a disseminação de assuntos relacionados à Propriedade Intelectual.

Segundo o Presidente, “de acordo com o Manual de Oslo, ´Inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço), processo ou método de marketing novo ou significativamente melhorado ou um novo método organizacional em práticas de negócio, local de trabalho ou relações externas`. Sem a busca pela Inovação praticamente não existiria a possibilidade de criação e apropriação do Capital Intelectual. Ferramentas para a Inovação como os institutos da Marca, Patente, Desenho Industrial, e a própria Transferência de Tecnologia são objeto de estudo de nossa Comissão”.

Porém, destaca que ela nem sempre se dá por acaso, não consistindo em um evento isolado. “São necessárias a continuidade, colaboração, capacitação, maturação e, um dos principais fatores, e é aí que eventos como o de hoje ajudam muito a construir, um ambiente favorável, apropriado e incentivado”, complementou.

A Comissão de Direito Cultural e Propriedade Intelectual vem buscando se aproximar da SECTI, da FAPES, da FINDES e SEBRAE, personagens que julga relevantíssimos para a disseminação da Inovação e Tecnologia.

O presidente teve a oportunidade de conhecer pessoalmente a Dra. Cristina Engel de Alvarez, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), com quem já havia conversado e feito um convite para que ela possa expor, na sede da OAB-ES, o trabalho que sua secretaria tem desenvolvido pelo nosso Estado. Felizmente o convite foi aceito e agora está sendo trabalhada questão de agenda.

Regattieri também teve oportunidade de conversar com a diretora técnico-científica da FAPES, Denise Rocco de sena, com o diretor de Inovação, Elton Siqueira Moura e com o presidente, Denio Rebello Arantes, quem deixou as portas abertas para uma aproximação.

Solicitou ao Sr. Eustáquio Vinícius Ribeiro uma visita à sede da LabPetro e a recepção da ideia foi muito boa. Também estavam presentes no painel o coordenador da Mobilização Capixaba Pela Inovação (MCI), Marcílio Rieger, Rafael Nascimento (UCL), Heráclito Amâncio (UVV), Renato Tannure (IFES), Raphael Cassaro (FINDES), Bianca Rodrigues (FAESA), Giuliano Bresciane (MULTIVIX), Gustavo Pinasco (EMESCAM), Carine Zorzaneli (SEBRAE) e Cleidson Rodrigues, da Universidade Católica de Vitória.

A OAB-ES está com diversas Comissões temáticas. “O que tenho percebido é uma aproximação institucional da OAB com outras entidades conexas a cada tema, e com a sociedade”, finalizou.
keyboard_arrow_up