Espírito Santo recebe Seminário Promoção dos Direitos Humanos dos Condenados

Na próxima quarta-feira (7), o Teatro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, será palco do Seminário Promoção dos Direitos Humanos dos Condenados, promovido pela AVSI Brasil, Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Instituto Minas Pela Paz, APAC Feminina de Cachoeiro de Itapemirim e pelo Governo do Estado do Espírito Santo.

O evento acontecerá em duas etapas, sendo: dia 7, às 18h, uma audiência pública com a participação da população e no dia seguinte (8), de 9h às 17, acontecem as palestras e debates abordando os desafios do encarceramento e da ressocialização, com o envolvimento de importantes atores da sociedade, governo e setor privado.

O seminário tem como objetivo a reflexão sobre a problemática da ressocialização dos condenados à pena privativa de liberdade, além de promover o método APAC como alternativa ao sistema prisional tradicional. O método APAC se pauta no trabalho de ressocialização dos condenados com prestação de assistência social, educacional, médica e psicológica.

Trata-se de oportunidade única para se debater ações a fim de diminuir a criminalidade, com a colaboração de todos os setores da sociedade. A diretora de Direitos Humanos  da OAB-ES, Verônica Bezerra,  aponta que a a proposta da APAC “Dialoga com a base principiológica dos Direitos Humanos. Enquanto método, possibilita que a pessoa, quando condenada, possa assumir o protagonismo do processo de ressocialização; enquanto resultado, apresenta índices baixos de reincidência, e enquanto prática, não viola os Direitos Humanos”.
keyboard_arrow_up