Entrega de Carteiras: secretário-geral da Ordem fala sobre defesa do Estado Democrático

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES) realizou mais uma cerimônia de entrega de carteiras nesta sexta-feira (09) presidida pelo secretário-geral Ricardo Brum, que falou sobre o papel da Ordem na defesa da democracia, cidadania e do Estado Democrático de Direito.

“A Ordem tem um papel de defender a sociedade em face de toda e qualquer tirania que, por ventura, possa ocorrer, inclusive a tirania do Judiciário. Somos nós em conjunto que conseguimos enfrentar e combater eventual tirania daqueles que têm uma toga, que eventualmente se acham superiores. A nós foi outorgado a exclusividade da mediação entre a sociedade e a justiça”, afirmou Ricardo Brum.

Ele expôs também aos novos advogados que na condição de secretário-geral se espanta mais a cada dia com o tamanho da Instituição. “Falo isso porque quando existe um problema de vacina para criança na rede de saúde pública municipal é a Ordem que interfere, tem problema de presídio no Amapá a OAB também interfere. É isso que nos distingue dos Conselhos de Classe. “

Além de tudo isso, o secretário-geral falou de forma enfática ainda sobre o papel da Ordem enquanto instituição que deve propiciar aos advogados condições melhores. “Temos o papel de comprar as brigas com os órgãos públicos, porque a briga individualmente comprada pelo advogado acaba sendo muito cara para ele. Vocês entram na advocacia em um momento que passamos por uma transformação extremamente grande, entrando o processo digital, o juiz começa a não querer estar nas audiências e a OAB-ES, enquanto instituição que cuida dos advogados, quer ser facilitadora.”

A cerimônia foi conduzida na presença da presidente da CEAIC, Natálya Assunção, que falou aos novos colegas sobre o trabalho desempenhado pela Comissão e fez um convite para que todos participem dos encontros realizados mensalmente.