Entrega de Carteiras: Presidente da OAB-ES critica proibição de artes e fala de tempos difíceis

Ao presidir a cerimônia de entrega de carteiras nesta segunda-feira (30), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), Homero Mafra, fez um forte discurso para os novos advogados e falou sobre o difícil momento em que o país vive.

“Me assusta quando vejo as proibições das artes. Se eu não gosto eu não vou, mas eu não posso sustentar proibições. Acho sensato que se tenha recomendação por faixa etária, mas porque proibir? O que é moralidade? Em Nápoles, na Itália, temos o Museu Erótico. Nós devemos destruir as peças históricas de Pompeia? Quem define o que é certo ou errado? É preciso termos cuidado e enfatizarmos a necessidade do respeito à Ordem Jurídica Constitucional”, frisou o presidente.

O presidente falou também sobre o respeito que deve ser conferido ao Supremo Tribunal Federal, criticando a troca de acusações entre os ministros do STF Luis Roberto Barroso e Gilmar Mendes durante sessão de julgamento na Corte.

“Vimos nas redes sociais pessoas louvando um dos ministros. Fiquei triste ao ver isso quando ministros descem o nível que os dois desceram. É preciso que se respeite o STF e sua história, que se respeite o Judiciário. Ministro do Supremo não pode ter aquele nível de discussão. Isso diminui o Supremo e diminuir o Supremo é diminuir a advocacia. Nós precisamos de um Judiciário forte e independente”, declarou Homero Mafra.

Durante seu discurso o presidente afirmou ainda que a advocacia tem que ser respeitada. “Nós denunciamos agora a farra dos Dativos em que alguns recebem nomeações e ganham fortunas em detrimento da imensa maioria da advocacia e, principalmente da jovem advocacia. Juiz tem que seguir a lei, atender a parte, juiz é funcionário público e deve prestar conta da sua presença e horário ao cidadão. ”

Os novos advogados tiveram como paraninfo o conselheiro seccional Pablyto Robert Baioco Ribeiro. Também compuseram a mesa de autoridades a secretária-geral adjunta da OAB-ES, Érica Neves, o 1º secretário geral da CAAES, Hernane Silva, a integrante da CEAIC, Rayssa Geaquinto Rocha e o advogado Adonias do Nascimento Pereira.