Confira as notícias de interesse dos advogados em início de carreira

 

 

 

 

 

 

 

 

CEAIC: reunião nesta quinta será sobre a publicidade na advocacia

A publicidade na advocacia será a assunto principal da próxima reunião dos advogados em início de carreira, na próxima quinta-feira (2), às 17 horas, no Auditório da OAB-ES, em Vitória. O conselheiro seccional e membro da Comissão Nacional de Sociedades de Advogados do Conselho Federal, Giulio Cesare Imbroisi, foi convidado para falar sobre o tema, que esteve em pauta na última reunião do Pleno do Conselho Federal da Ordem.

Segundo a presidente da Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira (CEAIC), Natálya Assunção, o Pleno do Conselho Federal discutiu como o crescimento do uso das redes sociais pela advocacia tem afetado a publicidade dos escritórios: “O Pleno trouxe à tona a realidade das redes sociais, de como estão sendo feitas as publicidades e o que o Conselho Federal está entendendo como publicidade lícita. A jovem advocacia costuma utilizar as redes sociais para divulgação, porque gera menos custo ou custo nenhum. Claro que temos que seguir o que diz nosso Provimento, nosso Estatuto e o Código de ética”, afirmou Natálya Assunção.  

De acordo com o conselheiro Giulio Imbroisi, o Conselho Federal vem tratando este tema no sentido de moderação: “O debate está sendo feito para evitar publicidade exacerbada. Pretendo conversar com os novos advogados para esclarecer e discutir acerca da mercantilização na advocacia. Existem diversos aspectos a serem estudados como: o advogado quer montar um estande em uma determinada feira, é permitido? O escritório pode patrocinar um determinado evento? O que deve ser levado em consideração?.”

Todos os advogados com até cinco anos de carreira são convidados para as reuniões mensais da CEAIC, que ocorrem sempre na primeira quinta-feira de cada mês.

No dia da reunião serão recolhidas doações da "campanha do agasalho" realizada pela CEAIC. 

 

 

CAIC de Cariacica é instalada nesta segunda-feira (29)

A advocacia jovem que atua no âmbito da Subseção de Cariacica , assim como já ocorrem em Vila Velha, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari e São Mateus, também se organizou em uma comissão própria, instalada nesta segunda-feira (29). A criação dessas comissões nas Subseções é uma iniciativa da Comissão Estadual dos Advogados em Início de Carreira (CEAIC), que busca fortalecer a defesa dos pleitos que são específicos desses profissionais, e que também incluem toda advocacia, assim como estimulá-los a se organizar em todo o Estado.

Na instalação da CAIC de Cariacica, estavam presentes o diretor tesoureiro da Seccional, Vinicius José Lopes Coutinho, e o presidente da Subseção, Aloísio Lira. A presidente da CEAIC, Natálya Assunção também participou da cerimônia.

De acordo com a presidente da CEAIC, os projetos de todas as CAICs estão ligados aos da CEAIC. “A instalação das comissões regionais aumenta nossa representatividade, porque muitas vezes os jovens advogados não conseguem participar das reuniões em Vitória ou por conta do trânsito ou por diversos outros motivos. Desta maneira fazemos com que mais colegas se juntem a nós e fortaleçam nosso trabalho.”

O presidente da nova Comissão, Frederico do Vale Barreto, ressaltou: "As nossas expectativas com a criação da Comissão é que juntos possamos lutar pela valorização da advocacia jovem, principalmente, no combate aos honorários aviltantes oferecidos aos profissionais em início de carreira. Vamos juntos com a CEAIC lutar por melhorias para a classe no que diz respeito às prerrogativas, que devem ser respeitadas acima de tudo.”

A vice-presidente Érica Albuquerque acredita que a criação da CAIC de Cariacica vai proporcionar muitos benefícios aos advogados que estão começando uma carreira. “Com a Comissão, muitos advogados terão mais facilidade de acesso à OAB-ES, já que a Subseção de Cariacica também é composta pelos municípios de Viana, Domingos Martins, Santa Leopoldina e Marechal Floriano. Chegar em Cariacica é mais fácil para quem mora longe. Além de fazermos reuniões mensais, queremos também contribuir com cursos e, é claro, atuar em parceria com a CEAIC”, afirmou a advogada.

 

 

Jovens advogados: diretoria da CAIC de Vila Velha toma posse 

A Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES) realizou a instalação da CAIC de Vila Velha, nesta quinta-feira (18), na 8ª Subseção, em continuidade ao trabalho de interiorização. Tomou posse como presidente da Comissão o advogado Marco Antônio Nunes.

“Os jovens advogados ganham a cada dia mais representatividade. A CAIC é muito importante para que os profissionais da Subseção participem mais da vida da OAB-ES, dando sugestões, dividindo suas iniciativas e também nos passando as demandas existentes. Contamos com o apoio do presidente da Ordem, Homero Mafra, e dos presidentes das Subseções que estão muito sensíveis aos anseios dos advogados em início de carreira”, enfatizou a presidente da CEAIC, Natálya Assunção.

A CEAIC vem atuando de forma efetiva e tem se destacado com suas iniciativas como a elaboração da tabela de diligências, com o objetivo de orientar os novos advogados quanto ao pagamento de honorários, a produção das rodas de conversa, workshop, entre outras ações, atingindo profissionais com menos de cinco anos de carreira em todo o Estado. 

 

 

CAIC de Vila Velha será inaugurada nesta quinta-feira (18)

Nesta quinta-feira (18) a Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira convida todos os advogados com menos de cinco anos de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES) a participar da inauguração da CAIC de Vila Velha, às 17h, na sede da 8ª Subseção.

Segundo o advogado Marco Antônio Nunes Barboza, que será o presidente da CAIC, a intenção da Comissão é apoiar ainda mais os advogados da cidade. “A CAIC vai atuar ao lado dos novos advogados de Vila Velha, abrindo mais uma frente de trabalho. Queremos fazer novos projetos em consonância com a CEAIC para somarmos forças. Com a CAIC pretendemos também aproximar mais jovens advogados da Ordem.”

 

Presidente da OAB-ES participa de reunião com jovem advocacia da Serra

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), Homero Junger Mafra, se reuniu, nesta última quinta-feira (11) com a advocacia jovem da Serra. O presidente da Seccional ouviu dos advogados em início de carreira quais são os pleitos desses profissionais. Foram discutidos assuntos como o aperfeiçoamento do projeto Interfóruns, a possibilidade de um protocolo expresso no município, devido à dificuldade de estacionamento e novos convênios da OAB-ES em benefício do jovem advogado.   

O encontro ocorreu durante a reunião da Comissão de Advogados em Início de Carreira da Subseção.

A presidente da Comissão Estadual de Advocacia em Início de Carreira (CEAIC), Natálya Assunção, também esteve presente. Ela tem percorrido o Estado com o objetivo de conversar com a jovem advocacia e de colaborar com a estruturação, no âmbito das Subseções, de comissões de advogados em início de carreira, como já ocorre em Cachoeiro de Itapemirim, na Serra e em Guarapari.

O presidente da Subseção da Serra, Eduardo Sérgio Bastos Pandolpho, também participou da conversa.

 

Colégio de Presidentes da OAB aprova pleitos da advocacia jovem

Colégio de Presidentes da OAB acolheu os pleitos da jovem advocacia e recomendou que todas as seccionais instituam “tabela de honorários de advogados correspondentes, como forma de impedir o aviltamento da remuneração profissional, implicando sua inobservância em infração ética”. A Carta de Vitória, aprovada na noite desta sexta-feira (29), destaca, ainda, que  “o advogado apenas pode ser contratado pelo constituinte ou por seu procurador, ainda que para a prática de atos eventuais”.

O colegiado recomendou, ainda, a implantação, nas Seccionais, de anuidades diferenciadas e do Plano Nacional de Valorização do Jovem Advogado (Provimento n.162/2015-CFOAB) como forma de incentivar e estimular os profissionais em início de carreira.

Na opinião da presidente da Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira (CEAIC), Natálya Assunção, “mais uma vez, o Conselho Federal e o Colégio de Presidentes se mostraram sensíveis à valorização da jovem advocacia”. “Aproveito para fazer um especial agradecimento ao presidente da OAB Espírito Santo (Homero Mafra) e ao Conselho Seccional, pela aprovação e apoio aos nossos pleitos, e ao presidente da OAB-AC, Marcus Vinicius Jardim, pela defesa das nossas propostas no Colégio de Presidentes de Seccionais”, acrescentou.

Na última quarta-feira (27), o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, esteve na sede da OAB-ES, quando conversou com os advogados em início de carreira. Na ocasião, ele ressaltou que “é preciso punir o advogado que aceitar fazer o aviltamento da profissão e punir o escritório que oferece”. “Temos que fazer isto, temos que fechar as duas portas”, afirmou. Ele acrescentou: “Esta é uma forma de valorizar o advogado. Na medida em que todos souberem que ninguém pode praticar abaixo da tabela de diligência fixada pela seccional ninguém vai praticar. Ou a gente faz isso, ou realmente vai continuar esta situação. O desrespeito à tabela tem que ser falta ética.”

O presidente do Conselho Federal avaliou o encontro com os jovens advogados: “Foi um importante diálogo, que possibilitou uma melhor compreensão das dificuldades que a jovem advocacia atravessa assim como quais são os seus projetos e as suas iniciativas.”

 

 

Tabela de Diligências da OAB-ES será referência para Colégio de Presidentes 

O Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, que se reúne em Vitória a partir desta quinta-feira (28), irá se referenciar na  iniciativa pioneira da OAB-ES na discussão que será feita visando aplicar em todo o país tabelas de diligências. A afirmação é do presidente do Conselho Federal da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que conversou na noite desta quarta-feira (27) com jovens advogados. Eles lotaram o auditório da Seccional para participar do projeto “Conversando Com”, uma iniciativa da Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira (CEAIC).

Ao responder a pergunta de uma das participantes, o presidente do Conselho Federal informou que o colegiado debaterá o tema e acrescentou que já solicitou à presidente da CEAIC, Natálya Assunção, que proponha uma redação para o novo Código de Ética da advocacia que está sendo redigido. “É preciso punir o advogado que aceitar fazer o aviltamento da profissão e punir o escritório que oferece. Temos que fazer isto, temos que fechar as duas portas”, afirmou Marcus Vinicius Coêlho. Ele acrescentou: “Esta é uma forma de valorizar o advogado. Na medida em que todos souberem que ninguém pode praticar abaixo da tabela de diligência fixada pela seccional ninguém vai praticar. Ou a gente faz isso, ou realmente vai continuar esta situação. O desrespeito à tabela tem que ser falta ética.”

O presidente do Conselho Federal avaliou o encontro com os jovens advogados: “Foi um importante diálogo, que possibilita uma melhor compreensão das dificuldades que a jovem advocacia atravessa assim como quais são os seus projetos e as suas iniciativas. Também é uma oportunidade de apresentar aos jovens advogados as conquistas que da atual gestão, como o Supersimples para os advogados, as garantias para os advogados no novo Código de Processo Civil, a luta por honorários justos, pelo fim do aviltamento dos honorários.”

Marcus Vinicius Coêlho ressaltou, ainda, que um dos pontos fundamentais é a instituição em todo o Brasil de piso remuneratório para o advogado jovem, juntamente com cumprimento da tabela de diligências.

O presidente do Conselho Federal fez questão de destacar o papel da Ordem na sociedade e junto à classe dos advogados. “A OAB tem a missão de contribuir para a sociedade e para a valorização da classe. Temos cumprido as duas missões.” 

O presidente da OAB Nacional também manifestou sua satisfação em ver, segundo ele, que a iniciativa do Conselho Federal de instituir em 2015 o Ano Nacional do Jovem Advogado está tendo desdobramentos nas seccionais: “Fico feliz perceber que uma iniciativa da OAB do Brasil frutificou em um evento como este.”

Para a presidente da CEAIC, o encontro desta quarta-feira demonstrou que a atual gestão do Conselho Federal está realmente ouvindo as reivindicações dos jovens advogados: “A OAB está lutando pelo atendimento das nossas reivindicações. É uma caminhada longa, mas estamos conseguindo avançar.”

Ela falou ainda sobre a Tabela de Diligências instituída na Seccional. “A propôs a tabela, tivemos o apoio da Presidência e o Conselho aprovou. É uma iniciativa pioneira e por isso requeremos do Colégio de Presidentes que cada Seccional institua a sua tabela.”

Natálya Assunção também lembrou que o trabalho que vem sendo realizado pela CEAIC tem resultado em uma maior participação dos advogados em início de carreira nas discussões dos temas que são comuns aos jovens profissionais: “Nossas reuniões são para discutir os percalços da nossa vida jurídica, como o piso salarial, que será instituído, o rodízio de advogados dativos, os honorários dignos e observamos que hoje a participação é muito maior. Afinal, nós somos o futuro da advocacia e melhorando agora a gente melhora para amanhã.”

  

 

 

Jovem advogado, participe da conversa com o presidente da OAB Nacional nesta quarta, dia 27

O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho, é o convidado da 3ª Edição do Conversando Com, que vai acontecer nesta quarta-feira (27), no auditório da OAB-ES. Os advogados capixabas em início de carreira poderão ouvir de perto as experiências do presidente e fazer perguntas a ele. A roda de conversa é gratuita e promovida pela Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreia (CEAIC) da Seccional. É preciso se apressar, porque as inscrições são limitadas. Faça sua INSCRIÇÃO pelo telefone 3232-5606 ou e-mail [email protected]

A CEAIC convidou o presidente Marcus Vinicius para participar do evento, aproveitando sua presença no Espírito Santo para o Colégio de Presidentes de Seccionais.

Segundo a presidente da CEAIC, Natálya Assunção, “O Conversando Com tem uma roupagem diferente dos outros eventos. A proposta é fazer um modelo de entrevista onde o entrevistado fala sobre sua vida profissional, contando suas experiências, e os advogados fazem perguntas.”

“Além disso, o objetivo é saber quais são as atividades que o Conselho está desempenhando e vai desempenhar para o jovem advogado ao longo deste ano, que é considerado o ano de valorização do jovem advogado. Vamos questionar sobre os planos do Conselho da OAB”, enfatizou a advogada Natálya.

Natálya afirmou ainda: “São três anos que faço parte da CEAIC e, neste último ano, podemos sentir uma evolução muito grande. Em relação à Seccional, este é o ano que mais está se fazendo pela jovem advocacia. Hoje as atividades estão sendo mais voltadas para o advogado em início de Carreira. O que buscamos é sempre proporcionar maior valorização aos novos colegas, mas não somente na vida financeira e, também, na capacitação.”

 

 

CEAIC e conselheira participam de

reunião nacional sobre jovens advogados

A OAB-ES está representada nas reuniões da Comissão Nacional de Apoio aos Advogados em Início de Carreira do Colégio de Presidentes das Comissões dos Jovens Advogados da Ordem que estão sendo realizadas nesta quarta-feira (20), concomitantemente, na sede do Conselho Federal. A Seccional está representada pela presidente da CEAIC, Natálya Assunção, e pela conselheira Alessandra Lignani de Miranda Starling e Albuquerque, que atua como consultora na Comissão Nacional. O conselheiro federal pelo Estado e presidente da Comissão Nacional de Tecnologia de Informação da OAB, Luiz Cláudio Allemand, também participou do evento, compondo a mesa de abertura.

Na abertura da reunião, o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, reiterou o apoio de sua gestão ao jovem advogado. Ele destacou pontos do Plano Nacional de Apoio ao Advogado em Início de Carreira, criado por provimento editado durante a I Conferência Nacional do Jovem Advogado, no mês de março, em Porto Seguro (BA). “O provimento da Ordem fez com que deixasse de ser uma opção o olhar especial ao jovem advogado. Agora, passa a ser um trato política e juridicamente garantido. Assim, a OAB não está fazendo qualquer favor ao advogado com até cinco anos de inscrição em seus quadros, mas apenas cumprindo dispositivo legal”, apontou.

Marcus Vinicius falou também sobre anuidades diferenciadas para o advogado que está iniciando sua caminhada na profissão, empreendedorismo na advocacia jovem, além de medidas que se adaptem à realidade deste contingente da advocacia. “A Comissão Nacional de Apoio aos Advogados em Início de Carreira é quem irá, com total autonomia, determinar de que forma serão cumpridas as diretrizes do Plano”, lembrou.

Compuseram a mesa dos trabalhos, além de Marcus Vinicius e do conselheiro Allemand, o diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Antonio Oneildo; o procurador Nacional da Defesa das Prerrogativas, José Luis Wagner; o presidente da OAB-AC, Marcus Vinicius Jardim Rodrigues; além dos membros da Comissão Nacional de Apoio aos Advogados em Início de Carreira, presidida por Erick Venâncio; Rodrigo Melo Mesquita (vice) e Mike Arouche (secretário).

NASCIMENTO

Erick Venâncio destacou, em seu pronunciamento, o carinho e a atenção com os quais a atual gestão da Ordem – nacional e nas seccionais – lida com o advogado iniciante. “O Plano Nacional de Apoio ao Advogado em Início de Carreira foi, sem dúvidas, a certidão de nascimento da jovem advocacia no Brasil. Sem dúvidas, o panorama hoje é extremamente positivo e crescente”, classificou. 

 

 

 

Jovem advogado, participe da conversa com o presidente da OAB Nacional dia 27

O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho, é o convidado da 3ª Edição do Conversando Com, que vai acontecer no próximo dia 27, no auditório da OAB-ES. Os advogados capixabas em início de carreira poderão ouvir de perto as experiências do presidente e fazer perguntas a ele. A roda de conversa é gratuita e promovida pela Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreia (CEAIC) da Seccional. É preciso se apressar, porque as inscrições são limitadas. Faça sua INSCRIÇÃO pelo telefone 3232-5606 ou e-mail [email protected]

A CEAIC convidou o presidente Marcus Vinicius para participar do evento, aproveitando sua presença no Espírito Santo para o Colégio de Presidentes de Seccionais.

Segundo a presidente da CEAIC, Natálya Assunção, “O Conversando Com tem uma roupagem diferente dos outros eventos. A proposta é fazer um modelo de entrevista onde o entrevistado fala sobre sua vida profissional, contando suas experiências, e os advogados fazem perguntas.”

“Além disso, o objetivo é saber quais são as atividades que o Conselho está desempenhando e vai desempenhar para o jovem advogado ao longo deste ano, que é considerado o ano de valorização do jovem advogado. Vamos questionar sobre os planos do Conselho da OAB”, enfatizou a advogada Natálya.

Natálya afirmou ainda: “São três anos que faço parte da CEAIC e, neste último ano, podemos sentir uma evolução muito grande. Em relação à Seccional, este é o ano que mais está se fazendo pela jovem advocacia. Hoje as atividades estão sendo mais voltadas para o advogado em início de Carreira. O que buscamos é sempre proporcionar maior valorização aos novos colegas, mas não somente na vida financeira e, também, na capacitação.”

 

 

Jovens advogados se reúnem nesta quinta, dia 7, na sede da OAB-ES 

A Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira convida todos os profissionais com até cinco anos de inscrição na OAB para participar da reunião, que será realizada nesta quinta (07), às 17 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES). A cada encontro, os jovens advogados ganham ainda mais força com a presença expressiva de participantes.

Segundo a presidente da Comissão Natálya Assunção, desta vez estarão em pauta: a 1ª Conferência Capixaba dos Advogados em Início de Carreira, que está sendo preparada para este ano, com temas práticos; a questão da lista dos advogados dativos, que segundo Natálya Assunção, já foi solicitada uma reunião com o presidente do TJES, desembargador Sérgio Bizzotto Pessoa de Mendonça; a marcação de uma reunião com diretorias dos jornais locais para que as publicações de advogados estejam de acordo com o Provimento do Conselho Federal e a elaboração de ofícios a serem encaminhados aos principais órgãos administrativos, que estão exigindo do advogado procuração com firma reconhecida.

“A CEAIC convoca os jovens advogados para apresentarem sugestões e se aproximarem cada vez mais da Ordem. Lembrando que, no dia 20 de maio, estarei em Brasília com a conselheira seccional Alessandra Lignani de Miranda Starling e Albuquerque, que é integrante da Comissão Nacional de Apoio ao Advogado em Início de Carreira do Conselho Federal da Ordem (CNAAIC), discutindo os trabalhos futuros para a jovem advocacia”, ressaltou Natálya Assunção.

Mais informações, ligue 3232-5606, de 12 às 19 horas, na Assessoria de Apoio das Comissões.

Acesse o perfil da CEAIC no Facebook e acompanhe no site da ordem as notícias de interesse do jovem advogado OAB-ES.

 

Presidente da CEAIC se reúne com a presidência do TJES

A presidente da Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira (CEAIC), Natálya Assunção, acompanhada do presidente da OAB-ES, Homero Junger Mafra, se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Sérgio Bizzotto, na tarde desta segunda-feira (04). “Nós fizemos um pedido, que será formalizado por meio de ofício, para que seja instituído um sistema de rodízio na nomeação de advogados dativos e que seja dada preferência ao jovem advogado”, informou Natálya Assunção.

O pleito apresentado é resultado das reuniões que a CEIAC vem realizando regularmente com os profissionais em início de carreira, na sede da Ordem, para debater e deliberar ações de interesse coletivo deste segmento da advocacia capixaba.

“Infelizmente, são nomeados sempre os mesmos advogados e como estamos em um ano de valorização do jovem advogado e, muitas vezes, este profissional não tem uma cartela de clientes ainda, ele é o que mais necessita atuar como advogado dativo. Não são todos, nós precisamos fazer uma lista com os interessados para emitirmos para o Tribunal”, explicou.

A presidente da CEAIC avaliou a reunião positivamente: “O presidente do TJ foi bem receptivo à proposta apresentada.”

Nesta quinta-feira (07), a CEAIC realiza nova reunião, para a qual todos os advogados em ínicio de carreira estão convocados. Será às 17 horas, no Auditório da Seccional.

Mais informações pelo telefone 3232-5606 – Assessoria das Comissões – 12 às 19 horas.

 

 

CEAIC convoca advogados em início de carreira para reunião dia 07 de maio

A Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira convida todos os profissionais com até cinco anos de inscrição na OAB para participar da reunião, que será realizada no dia 07 de maio, às 17h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES). A cada encontro, os jovens advogados ganham ainda mais força com a presença expressiva de participantes.

Segundo a presidente da Comissão Natálya Assunção, desta vez estarão em pauta: a 1ª Conferência Capixaba dos Advogados em Início de Carreira, que está sendo preparada para este ano, com temas práticos; a questão da lista dos advogados dativos, que segundo Natálya Assunção, já foi solicitada uma reunião com o presidente do TJES, desembargador Sérgio Bizzotto Pessoa de Mendonça; a marcação de uma reunião com diretorias dos jornais locais para que as publicações de advogados estejam de acordo com o Provimento do Conselho Federal e a elaboração de ofícios a serem encaminhados aos principais órgãos administrativos, que estão exigindo do advogado procuração com firma reconhecida.

“A CEAIC convoca os jovens advogados para apresentarem sugestões e se aproximarem cada vez mais da Ordem. Lembrando que, no dia 20 de maio, estarei em Brasília com a conselheira seccional Alessandra Lignani de Miranda Starling e Albuquerque, que é integrante da Comissão Nacional de Apoio ao Advogado em Início de Carreira do Conselho Federal da Ordem (CNAAIC), discutindo os trabalhos futuros para a jovem advocacia”, ressaltou Natálya Assunção.

Mais informações, ligue 3232-5606, de 12 às 19 horas, na Assessoria de Apoio das Comissões.

Acesse o perfil da CEAIC no Facebook e acompanhe no site da ordem as notícias de interesse do jovem advogado OAB-ES.

 

 

CEAIC participa de reunião na CAIC de Cachoeiro de Itapemirim

A Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira (CEAIC) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), representada pela presidente, Natálya Assunção, participou da reunião da Comissão de Advogados em Início de Carreira da 2ª Subseção de Cachoeiro de Itapemirim, no último dia 30. O encontro faz parte de um dos planos da CEAIC de interiorização da Comissão.

Durante a reunião Natálya Assunção apresentou os trabalhos realizados em âmbito estadual e discutiu a realidade do sul do estado em relação aos advogados dativos e diligências. “Essa reunião foi importantíssima para afinar os trabalhos executados pelas comissões. E essa foi a primeira reunião do advogado Sebastião Renaldo da Silva Hora Junior como presidente da CAIC e ele se mostrou muito motivado e disposto a nos ajudar.”

A Comissão de Cachoeiro teve participação efetiva na elaboração da tabela de diligência aprovada pelo Conselho da OAB-ES no mês de março. No município foram realizadas seis audiências públicas para debate sobre o tema. 

 

 

CEAIC realiza reunião dia 8 de abril na sede da OAB-ES

Nesta quarta-feira (08), a Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira (CEAIC) realizará nova reunião, às 17 horas, na sede da Seccional. A Comissão convida os advogados em início de carreira a comparecerem.

Em março, a CEAIC conjuntamente com a Comissão de Jovens Advogados da Subseção de Cachoeiro de Itapemirim obteve uma conquista, não só para os profissionais com até cinco anos de carreira, mas para toda classe advocatícia, que foi a Tabela de Diligência, aprovada pelo Conselho Seccional, em sessão ordinária. A Tabela foi elaborada a partir de uma ampla discussão, iniciada há cerca de um ano, que envolveu advogados atuantes na Grande Vitória e nos demais municípios do Estado.

O objetivo é estabelecer um parâmetro que norteie a relação entre advogados na contratação de serviços, visando valorizar profissão. 

O Conselho Federal da Ordem definiu que 2015 é o Ano do Jovem Advogado. A CEAIC já promoveu, em fevereiro, a Semana de Valorização do Jovem Advogado. No início de março, realizou whorkshop sobre gestão de escritório e ainda promoverá novas rodas de conversa entre advogados experiências e profissionais em início de carreira. 

 

 

 Jovem advogado: faça sua inscrição para a 2ª edição das rodas de conversa dia 30       

Estudos constitucionais, direito do consumidor, direito médico e direito tributário serão os temas abordados na segunda edição das rodas de conversas gratuitas promovidas Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreia (CEAIC), no ano de valorização do jovem advogado. O evento “Conversando Com” será no próximo dia 30, às 19 horas, no 4º andar na sede da Seccional e na ESA, no 15º andar. FAÇA SUA INSCRIÇÃO.

 

  

CEAIC convida jovens advogados para sua próxima reunião no dia 12 de março

No dia 12 de março, a Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira (CEAIC) realizará nova reunião, às 17 horas, na sede da Seccional. A Comissão convida os advogados em início de carreira a comparecerem para debater os temas que fazem parte da agenda de 2015, entre esses, piso salarial e interiorização da atuação da CEAIC.

 

 

 

Conselho Seccional aprova criação de Tabela de Diligências

O Conselho Seccional, reunido nesta quarta-feira (25) em sessão ordinária, aprovou uma Tabela de Diligências apresentada conjuntamente pela Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira (CEAIC) e pela Comissão de Jovens Advogados da Subseção de Cachoeiro de Itapemirim. 

De acordo com o presidente da CEAIC, o advogado Leonardo Negrelly, a tabela foi elaborada a partir de uma ampla discussão, iniciada há cerca de um ano pela CEAIC, que envolveu advogados que atuam na Grande Vitória e nos demais municípios do Estado. “Foram realizadas, na Seccional, seis audiências específicas com a presença de jovens advogados para tratar do tema. A última contou com a presença de aproximadamente 60 profissionais em início de carreira”, afirmou. 

O objetivo é estabelecer um parâmetro que norteie a relação entre advogados na contratação de serviços visando valorização profissão. 

Para a primeira-secretária da CEAIC, a advogada Natálya Assunção, a aprovação da tabela representa “um pontapé inicial” para maior valorização da classe. “O Conselho teve um importante papel na aprovação da tabela. Também contamos com o apoio fundamental do presidente da OAB do Espírito Santo”, ressaltou. 

Para o relator da proposta apresentada e aprovada pelo Conselho Seccional, Henrique da Cunha Tavares, “a tabela é uma ferramenta importante para evitar que os serviços prestados, principalmente pelos jovens advogados, para colegas daqui ou de outros estados tenham seus honorários aviltados”. “O que enxergamos, atualmente, é que as diligencias são cumpridas mediante propostas cada vez mais irrisórias de honorários, ofendendo, inclusive, a dignidade dos advogados, que se submetem a realizar os serviços com base nesses honorários.

“A tabela, sendo uma proposta de valor mínimo estipulada pela OAB e aprovada pelo Conselho, vai dar a esses colegas que desempenham função de correspondentes uma ferramente para que eles possam garantir o mínimo de valor de honorários para dar dignidade a esses serviços prestados.”, acrescentou. 

Além da CEIAC, a Comissão de Jovens Advogados da Subseção de Cachoeiro teve participação efetiva na elaboração da tabela. No município também foram realizadas seis públicas para debate sobre o tema. “Esta foi, de fato, uma decisão democrática, pois resultado de uma ampla discussão”, destacou Henrique Tavares.

No dia 12 de março, a CEAIC realizará nova reunião, às 17 horas, na sede da Seccional. A Comissão convida os advogados em início de carreira a comparecerem para debater os temas que fazem parte da agenda de 2015, entre esses, piso salarial e interiorização da atuação da CEAIC.

Confira a íntegra da Tabela de Diligências. 

SERVIÇOS

VALOR

1

Protocolização de petição judicial/extrajudicial

1,5 URH

2

Distribuição de ação

1,5 URH

3

Distribuição de carta precatória

1,5 URH

4

Recolhimento de custas

1,5 URH

5

Solicitação de certidão ou outros documentos judicial ou extrajudicial

1,5 URH

6

Obtenção de cópias reprografias e/ou digitais (até 200 cópias)

1,5 URH

7

Obtenção de cópias reprografias e/ou digitais (acima de 200 cópias)

3 URH

8

Retirada e envio de alvará/guias

1,5 URH

9

Acompanhamento de diligências não discriminadas na presente tabela

2,5 URH

10

Audiência de conciliação

2,5 URH

11

Audiência de instrução e julgamento

5 URH

12

Despacho com Juiz, Chefe de secretária, Polícia, Fazenda ou Membro do MP

4 URH

13

Despesa de deslocamento fora da Comarca

 30% do valor médio local do litro de gasolina por quilometro rodado.

 (I) Não estão compreendidas no valor das diligências despesas eventualmente antecipadas com estacionamento, deslocamento, custas e taxas judiciais, envio,  cópias  reprográficas,  impressão  e  outras  necessárias  ao cumprimento da diligência, as quais deverão ser reembolsadas.  

Tabela da URH - 2015

Janeiro - R$ 84,71

 

 

Conferência: pacote de viagem com desconto para advogados capixabas

A Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira (CEAIC) garantiu um pacote com valor diferenciado para que os profissionais capixabas participem da I Conferência Nacional do Jovem Advogado, que será realizada nos dias 19 e 20 de março, em Porto Seguro (BA).

O pacote incluiu transporte terrestre, que ficará disponível para translado do hotel ao Centro de Convenções de Porto Seguro e três opções de hospedagem, com café da manhã.

A saída de Vitória será no dia 18, às 21 horas, na Praça dos Namorados. O retorno será às 12 horas do dia 22.

Os advogados interessados em contratar o pacote devem efetuar a confirmação até a próxima sexta-feira (27) diretamente com a agência responsável pelo telefone 3239-3899 ou entrar em contato com a Assessoria de Apoio às Comissões pelo telefone 3232-5606.

 

Inscrições abertas para workshop sobre plano de negócios com Fellipe Marques 

Possibilitar ao advogado a criação do seu próprio plano de negócios é o objetivo do workshop com o tema “Meu Primeiro Plano de Negócios: A Aplicação do Business Model Canvas”, que será realizado no dia 10 de março, de 18 às 21 horas, pelo advogado Fellipe Marques Frota, membro da Comissão Estadual de Advogados em início de Carreira. O palestrante é apreciador da área de desenvolvimento pessoal, com diversos cursos no campo de coaching.

 

Governador enviará à Assembleia Legislativa projeto instituindo o piso salarial dos advogados, afirma Homero Mafra

O presidente da OAB-ES explicou que será instituída uma mesa de discussão, com representações dos escritórios de advocacia e dos jovens profissionais. “Queremos ter uma solução consensuada, queremos sentar os vários setores da advocacia numa só mesa”, ressaltou. 

 

 

Presidente da OAB-ES destaca importância do fortalecimento do jovem advogado em ato assinatura de convênio com a CEF

A Ordem forte se faz com a juventude da advocacia brasileira também forte. Por isso a importância deste convênio, que traz benefícios para toda a classe, mas fundamentalmente para o jovem advogado.” A afirmativa é do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), Homero Junger Mafra, e foi feita durante seu pronunciamento na solenidade de assinatura do convênio com a Caixa Econômica Federal, que garante vantagens exclusivas à categoria. A cerimônia, realizada na manhã desta segunda-feira (09), no Auditório da Seccional, marcou a abertura da Semana de Valorização do Jovem Advogado.

 

 

Anúncio de piso salarial repercute positivamente entre advogados

O anúncio feito pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), Homero Junger Mafra, na manhã desta segunda-feira (09), sobre o compromisso assumido pelo governador Paulo Hartung de encaminhar à Assembleia Legislativa projeto de lei que institui o piso salarial repercutiu positivamente entre os advogados.

 

Valorização do jovem advogado: Gestão de escritório, Contratação e fixação de honorários são os temas das palestras da próxima terça (10)

As palestras com os temas “Gestão de escritório” e "Contratação e fixação de honorários”, que serão ministradas na próxima terça-feira (10), às 19h e 20h, na sede da OAB-ES, apresentarão aspectos primordiais para a vida diária dos advogados, principalmente, para novos profissionais. As palestras fazem parte da programação da Semana de Valorização do Jovem Advogado e as inscrições são online e gratuitas.

Os palestrantes convidados são a advogada Dyna Hoffmann, especialista em direito empresarial, e o advogado Leonardo Negrelly, especialista em direito tributário e presidente da Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira (CEAIC). 

 

 

Confraternização: Jovens advogados marcam encontro no Turkzoo quarta, dia 11

A Semana de Valorização do Jovem Advogado terá seu momento de festa, de confraternização, além das rodas de conversas sobre diferentes ramos do direito e das palestras sobre gestão de escritório e contratação de honorários. Com show da Banda Trilha e de Raimundo do Cavaco e seu grupo, os advogados em início de carreira vão fazer sua festa nesta quarta-feira (11), a partir das 20 horas, no Turkzoo, e ainda com um desconto especial na comanda. Para mais informações para a festa, entre em contato com o telefone 3232-5606, na Assessoria de Apoio às Comissões da OAB-ES, entre 12 e 19 horas.

 

 

Jovens advogados atendem convite da CEAIC e debatem temas de interesse comum na primeira reunião ordinária do ano

s advogados membros da CEAIC apresentaram detalhadamente o Provimento 162/2015, que institui o Plano Nacional de Apoio ao Jovem Advogado, aprovado pelo Conselho Federal da OAB, e enfatizaram a importância desta conquista para quem está ingressando na carreira.

 

 

 Notícias anteriores

CEAIC convida jovens advogados para reunião ordinária nesta quinta (05), às 17h, na sede da OAB-ES

Jovem advogado: inscrições online abertas para palestras e talk shows marcados para os dias 9 e 10 de fevereiro

Jovens advogados se reúnem com Homero Mafra e definem agenda de atividades para fevereiro

 

 

keyboard_arrow_up