Comissões de DH e Diversidade Sexual apoiam Conselho Estadual LGTB

Nota publica de apoio. Foto: Divulgação.
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espírito Santo (OAB-ES), por meio das Comissões de Direitos Humanos e da Diversidade Sexual, manifesta seu apoio ao Conselho Estadual LGBT, criado por meio da Lei n° 10.613/16.

Confira abaixo a íntegra da nota de apoio.

Nota Pública

Entidades, organizações e grupos da sociedade civil atuantes na promoção e defesa dos direitos humanos, sobretudo para os grupos mais vulneráveis, e em especial a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) vem a público destacar a importância histórica referente à aprovação e homologação da Lei 10.613, de 26 de dezembro de 2016, que institui o Conselho Estadual para a Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, o Conselho Estadual LGBT.

Ao instituir o Conselho Estadual LGBT, a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado atendem a uma antiga reinvindicação da sociedade civil, referendada por três Conferências Estaduais LGBT realizadas em 2008, 2011 e 2016 e também pelo Programa Estadual de Direitos Humanos (2012) e assim demonstram compromisso com os processos democráticos que permearam tal construção.

O Conselho Estadual LGBT será um importante e valoroso espaço de diálogo e debates voltado à construção, difusão e fiscalização de políticas públicas para promoção e defesa de direitos humanos para a população LGBT no Espírito Santo.

Em época onde se vê cotidianamente a disseminação do ódio e a intolerância à grupos socialmente vulneráveis levando à crimes e violações de direito por preconceito e discriminações a instituição de um Conselho Estadual LGBT constitui-se importante avanço e conquista social para o Espírito Santo.

Vitória-ES, 01 de fevereiro de 2017.

Entidades que assinam a nota:

1. Aliança Capixaba pela Cidadania LGBT;
2. CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação Pública;
3. CUT/ES - Central Única dos Trabalhadores;
4. Sindiupes - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do ES;
5. ABGLT - Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais;
6. OAB - Comissão de Diversidade Sexual /ES;
7. Conselho Municipal de Diversidade Sexual de Cariacica;
8. Associação Casa Servo de Deus;
9. Fórum Municipal LGBT de Guarapari;
10. Fórum Municipal LGBT de Cariacica;
11. CTB-ES - Secretaria de Diversidade Sexual e Combate à Homofobia;
12. SINPRO - Sindicato dos Professores da rede privada no ES;
13. CONTEE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino;
14. Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo - Núcleo de Direitos Humanos;
15. Grupo de Diversidade Religiosa;
16. Fórum Municipal LGBT de Vila Velha;