Comissão orienta mulheres sobre como evitar e tratar o Câncer de Mama

Workshop realizado pela Comissão da Mulher Advogada. Foto: Divulgação.

Conscientização e cuidado foram as palavras mais destacadas no Workshop realizado pela Comissão da Mulher Advogada sobre a campanha de enfrentamento ao Câncer de Mama, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), na noite dessa segunda-feira (24).

Para ampliar o debate, foram convidadas a médica Janine Martins Machado e a nutricionista Camila Gomes. Em sua fala, Janine destacou os principais fatores de risco, mostrou os perfis suscetíveis e fez um alerta especial para as advogadas.

“Muitas se dedicam à carreira e esquecem de cuidar do corpo, da saúde. É importante fazer exames regulares, verificar se é necessário tirar o ovário após os 35 anos e, principalmente, evitar o álcool e o cigarro”, explicou.  A médica Janine Martins lembrou ainda que a mamografia é o melhor método de descobrir a doença.

Também teve destaque no Workshop a alimentação ideal para evitar o câncer de mama. Neste contexto, a Dra. Camila Gomes falou sobre alimentos que ajudam nessa prevenção. “As nozes são importantes. Elas são ricas em ômega três e tem atuação anti-inflamatória. Outra dica são as fibras. Elas aumentam a sensação da saciedade e ajudam no controle do peso”, explicou.

Após as palestras, a comissão realizou o sorteio de camisas produzidas pela Caixa dos Advogados e de um exame de mamografia.

Veja o currículo das palestrantes:

Janine Martins é graduada em Medicina na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), residências médicas em Ginecologia e Obstetrícia e Mastologia pela UFES. Mestre em Ginecologia/Mastologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenadora do Programa de Residência Médica de Mastologia do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM - UFES).

Camila Gomes é Graduada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, pós-graduada em Nutrição Clinica pela Universidade Gama Filho e hoje cursa pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul.