PATENTES

Comissão debate PD&I com coodenador do LabPetro.

Representantes da Comissão Especial de Direito Cultural e Propriedade Intelectual da OAB-ES, estiveram no dia 21 de agosto de 2019, com o professor Eustáquio Vinícius Ribeiro de Castro, coordenador do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Os principais objetivos do laboratório são atender a demanda de pesquisas relacionadas às análises químicas de óleos brutos; estudos de perfis físico-químicos, testes e desenvolvimento de produtos químicos, produção de resíduos e águas de formação. Além de promover ensino, pesquisa, extensão, divulgação científica e inovação tecnológica.

“Eu já tinha visto uma palestra do professor Eustáquio sobre a história do Laboratório e, recentemente, ele esteve presente em um dos seminários apresentados pela nossa Comissão na sede de nossa Seccional. Aproveitei as oportunidades para agendar uma visita e conhecer o Laboratório por dentro. Ficamos impressionados”, explicou o presidente da Comissão, Juliano Regattieri.

De acordo com o membro da comissão, Thiago Nunes de Barros,foi uma conversa muito interessante. “A aproximação com órgãos deste tipo agregam muito para termos ideia do panorama prático da pesquisa e desenvolvimento em nosso Estado”, comentou.

O laboratório é muito equipado e um grande gerador de ativos provenientes de pesquisas de diversos tipos. Através de parcerias, muitos estudos se transformam em objetos de patentes, o que contribui muito para a relevância de nosso Estado no cenário nacional e internacional da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.