Propriedade Intelectual

Comissão de Direito Cultural e Propriedade Intelectual participa do MINDSET INOVADOR no Sebrae

Integrantes da Comissão Especial de Direito Cultural e Propriedade Intelectual da OAB-ES estiveram presentes, como palestrantes, no MINDSET INOVADOR, na segunda-feira (23), na sede do SEBRAE-ES.

Durante o evento foram abordados temas como a Importância da Propriedade Intelectual para a Competitividade e a Inovação nas empresas.

O presidente da Comissão, Juliano Regattieri, abriu a palestra conceituando a Propriedade Intelectual e fazendo uma abordagem sobre Registro de Marcas e sua importância estratégica para as empresas. Também discorreu sobre a função das Patentes no Processo de Inovação e do Design como forma de agregar valor aos produtos.

“As marcas e patentes são os mecanismos de apropriação industiral mais utilizados pelos brasileiros. Fizemos questão de destacar bastante o Desenho Industrial na estratégia de marketing como forma de incentivar o seu uso também em micro e pequenas empresas”, ressaltou Regattieri.

Dando seguimento ao painel, Flávia Dalla Bernardina, advogada e membra Comissão, fez uma abordagem sobre a proteção da atividade inventiva e direitos do autor.

"No que tange a proteção intelectual da atividade criativa é essencial a avaliação caso a caso, para garantir soluções jurídicas adequadas e eficazes, seja pela via do direito autoral, ou ainda pelo registro de desenho industrial e marcário", explicou Flávia

Ainda de acordo com a adovgada, o evento Mindset Inovador do Sebrae ES é de extrema importância para ampliar a compreensão da propriedade intelectual na geração de riqueza para os negócios, tanto no setor produtivo, quanto no de serviços.

Também participaram do evento Vinicius Câmara, que veio do Rio de Janeiro representando o INPI, Gabriel Fabres Beliqui, abordando as Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, e Francisco Pellegrini, falando da Gestão da PI nas micro e pequenas empresas.

Segundo a doutora, mestre em PI e mediadora do evento, Cecilia Häsner, “foi um marco para o Espírito Santo. Uma oportunidade ímpar de contar com a participação de profissionais em diferentes áreas do uso da propriedade intelectual. Foram relatados casos concretos de sucesso e de formas de promover a competitividade nas empresas capixabas, principalmente as micro e pequenas empresas para o desenvolvimento econômico do Estado”.

O presidente também informou que está sendo oferecido pelo IDS - Instituto Danemmann Siemsen, o curso Propriedade Intelectual & Indústria Farmacêutica.

O curso terá início já nesta segunda-feira, 30 de setembro, já abordando o panorama da indústria farmacêutica e do mercado nacional. O curso também abordará temas sobre Marcas, Patentes, Trade Dress, Anvisa/questões regulatórias e Proteção de Dados.

Destaca que todos os advogados inscritos na OAB-ES terão 20% de desconto.

Interessados devem entrar em contato pelo ids@ids.org.br.