Centenas de consumidores receberam orientação sobre serviços bancários nesta quinta (15)

Centenas de consumidores receberam orientações dos membros da Comissão Especial de Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), nesta quinta-feira (14), na Praça Costa Pereira, em Vitória, durante a mobilização dos advogados, que levou à população informações sobre as leis que regulamentam os serviços bancários e os direitos dos consumidores neste setor.

A população recebeu uma cartilha com perguntas e respostas contendo as principais dúvidas em torno do assunto. Os advogados atenderam os consumidores em uma tenda montada na praça pela OAB-ES.

De acordo com o presidente da Comissão, Cássio Drumond Magalhães, muitas pessoas já chegaram com documentos relacionados aos seus problemas a procura de ajuda. Surgiram diversos questionamentos como taxas indevidas, quitação de dívida, financiamento de veículo junto ao banco, além de vários outros.

Para Cássio Drumond, o comprometimento dos membros da Comissão foi extremamente importante nesta ação. “Muitos consumidores aproveitaram para tirar dúvidas sobre as relações de consumo ligadas a outros temas”, ressaltou.

O advogado Leonardo Dalvi Alvarenga afirmou que foi muito gratificante participar deste trabalho. “A população está muito carente de informações jurídicas, não só nesta matéria de bancos, mas em várias outras. As pessoas nos abordavam sem qualquer informação e procurávamos aconselhar da forma mais clara possível.”

O advogado José Antônio Borges Alvarenga, que recebeu a carteira da Ordem, nesta quarta-feira (14), diz que fez questão de contribuir com a Comissão. “Eu fiquei muitos anos sem poder advogar, porque estava atuando como gerente geral de banco. Me aposentei este ano e resolvi fazer a prova da OAB. Quando surgiu esta oportunidade de atuar junto com a Comissão em uma área que domino, não pensei duas vezes”, enfatizou o advogado.

Os membros da Comissão observaram a necessidade de realizar esta ação devido aos altos índices de reclamações nas entidades de proteção e defesa do consumidor relacionados aos serviços bancários.

Também participaram da ação os advogados Carlos Leonardo Dalla, Sebastião Viganô Neto, Rafael Americano Câmara e as advogadas Suellen de Oliveira Mendes e Suiane Cristina Barbosa.