Campanha de doação de sangue tem boa adesão de advogados

Advogados contribuem para aumentar o banco de sangue do Estado. Foto: Divulgação.
Advogados contribuem para aumentar o banco de sangue do Estado. Foto: Divulgação.

No dia em que é celebrada mundialmente a doação de sangue, 20 advogados convidados pela Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira (CEAIC) compareceram na manhã desta terça-feira (14) ao Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes). Foi o início da campanha de doação e cadastro de medula óssea da CEAIC que segue até o próximo dia 30 deste mês.

A iniciativa partiu da Comissão de Advogados em Início de Carreira (CAIC) de Linhares, que fez sua campanha em abril deste ano.  “A ideia de a campanha durar 15 dias é contribuir para que mais pessoas possam participar. Convidamos não só a jovem advocacia como todos os advogados. Conhecendo um pouco o processo de doação de sangue verificamos que a demanda é muito maior que a o número de doadores, por isso precisamos fazer esse trabalho”, disse a presidente da CEAIC, Natálya Ribeiro Assunção.

É importante que os advogados que desejem participar da campanha se revezem no Hemoes para não sobrecarregar a captação. Após o dia 30, a CEAIC vai organizar outra campanha em setembro. O objetivo é fazer campanhas de doação de sangue e cadastro de medula de três em três meses.

Conselheira da OAB-ES, Flávia Aquino participou da campanha e se cadastrou como doadora de medula óssea. “A importância neste ato é que, conforme dados nacionais a cada 100 mil pessoas uma é compatível com quem precisa de transplante. Através da doação doamos vida e esperança de vida. Não deve ter nada melhor do que o celular tocar e alguém dizer que você é compatível”, refletiu.

Vice-presidente da OAB-ES, Simone Silveira também fez questão de participar. “Nosso Estado tem apresentado deficiência em seu banco. Esse é um trabalho voluntário para contribuir com a população e atender essa demanda que o Estado apresenta. O convite está feito a toda a classe”, reforçou.

Para o advogado Jonatan Ataliba, que fez questão de doar sangue neste primeiro dia de campanha, o fato da OAB-ES aderir ao movimento pode fazer com que mais pessoas compareçam ao Hemoes.

É necessário destacar que, para doar sangue é necessário ter entre 18 a 69 anos, pesar mais de 50 quilos, dormir pelo menos seis horas antes da doação, aguardar três horas após o almoço e evitar alimentos gordurosos. No telefone 3636-7910 ou no e-mail  [email protected] é possível esclarecer as dúvidas que surgirem. O horário de funcionamento do Hemoes de Vitória é de 07 às 17h30.

Galeria de Fotos

keyboard_arrow_up