Autoridades e diretoria falam sobre as expectativas na nova gestão da OAB-ES

A emoção e o entusiasmo marcaram a cerimônia solene de posse da nova Diretoria, Conselho Seccional e Diretores da Caixa de Assistência dos Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), que aconteceu na última sexta-feira (22), em Vitória.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Annibal de Rezende Lima, fez questão de parabenizar o presidente reeleito Homero Junger Mafra, dizendo que é um profissional por quem tem muita administração. “Eu quero ter uma relação cordial, fraterna e republicana com a OAB ao longo deste período que está se iniciando. Estarei sempre de portas abertas, aguardando não só a OAB como os advogados. A Ordem tem desempenhado um papel muito importante na trajetória histórica do Brasil. Os grandes acontecimentos sociais, econômicos e políticos do país sempre tiveram a participação da OAB, que é uma instituição com larga tradição de respeito pela cidadania”, declarou Annibal.

Também presente na cerimônia, o ex-presidente da Ordem e advogado, José Inácio Ferreira, manifestou sua felicidade em fazer parte de mais essa posse. “É um dia muito especial. Ninguém se perde no caminho de volta e muito menos quando está apenas continuando. Homero precisava completar o trabalho que tem desenvolvido. Eu tenho mais do que simples admiração por Homero, tenho certeza da continuidade do êxito dele. Acho que continuará sendo um grande presidente na defesa das liberdades públicas, na defesa do Estado de Direito Democrático, sintonizado com as aspirações da sociedade. Acredito que o presidente é alguém com os pés no chão, as mãos no trabalho e os olhos no futuro”, enfatizou.

Para o procurador-geral do Estado Rodrigo Rabello Vieira, a OAB-ES vem prestando um serviço muito importante aos advogados. “A assistência que a Seccional tem concedido nos fóruns e o Transporte Interfóruns são apoios excepcionais. A atuação do presidente Homero no que se refere às prerrogativas profissionais também tem sido primordial, pois o profissional precisa saber que tem alguém olhando por ele. Nos últimos 30 anos a OAB sempre teve uma participação muito ativa na defesa dos direitos da sociedade e Homero, desde o seu primeiro mandato, sempre esteve à frente dessas discussões.”

O vice-governador do estado, César Colnago, parabenizou o presidente Homero e afirmou: “A OAB tem u papel importantíssimo na história da reconstrução da democracia e no Estado de Direito. A Ordem tem tido com nosso governo um diálogo permanente. Sua área de direitos humanos conversa muito conosco e essa interlocução é primordial para avançarmos. A OAB é uma referência enquanto instituição e acredito que a busca do diálogo e da parceria é sempre importante para um Estado cada vez melhor para se morar e se viver.”

Pela primeira vez exercendo a função de diretor tesoureiro, o advogado Giulio César Imbroisi, que fez um brilhante trabalho a frente da Comissão de Relações Internacionais, realça que a nova diretoria renasceu para um novo mandato. “Isso muito nos alegra diante da responsabilidade assumida. Acredito que a nova motivação é fruto de uma diretoria unida e consistente. Já estamos dentro da Ordem há 30 dias, conhecendo melhor o funcionamento interno e isso tudo contribui para que nós consigamos exercer o nosso múnus para qual nos propusemos durante a campanha. Queremos o crescimento da instituição para servir melhor ao advogado. Esse realmente será um mandato de realizações”, destacou.

A vice-presidente Nara Borgo, que também atuou firmemente na defesa dos direitos humanos, ressaltou que a expectativa para este novo mandato é a melhor possível. “Nós já fizemos um grande planejamento. Criamos novas comissões, a fim de atender melhor os anseios da advocacia e da sociedade, e com advogados que estão muito empolgados e felizes de contribuir. Fiquei com a atribuição de coordenador todas as comissões, mas é claro que eu não vou deixar a questão dos direitos humanos, apesar de não ser mais presidente da Comissão.”

A nova diretoria foi eleita para o triênio 2016/2018.