Advocacia pública participa de encontro na OAB e deixa auditório lotado

O auditório da OAB-ES foi sede de um grande encontro da advocacia pública nesta segunda (07) durante o evento em homenagem ao Dia Nacional da Advocacia Pública. A vice-presidente da Ordem, Nara Borgo, ressaltou a importância do evento e afirmou que a Seccional está compromissada com a luta pela valorização da advocacia púbica.

“Esse é o Ano da Mulher Advogada e a OAB-ES, por meio da Comissão da Mulher Advogada, presidida pela conselheira federal Flávia Brandão, está de portas abetas para discutir novas propostas de ações voltadas às mulheres”, declarou Nara Borgo.

O presidente da Comissão de Advogados Públicos, que organizou o evento, Dalton Morais, afirmou: “O papel da Ordem é lutar pela valorização da advocacia púbica, pelo seu fortalecimento e assim lutar para a sociedade, porque uma das funções das procuradorias é fazer um controle prévio dos atos administrativos”.

Para o presidente da Comissão, esse evento contribui para fazer com que o advogado público enxergue que ele é advogado acima de tudo, para fazer com que ele veja que a OAB é a sua casa e fazer com que ele visualize na Ordem um mecanismo adequado de busca da sua valorização e do seu fortalecimento.

“Essa proximidade com a OAB encoraja os advogados a informar a Ordem o que está acontecendo de irregular, como no caso de profissionais comissionados, para tentar resolver os problemas, porque a Seccional é responsável pelo Estado Democrático de Direito, então quando eu defendo a advocacia pública naquilo que é correto, eu estou defendendo a advocacia, mas também a sociedade. A advocacia púbica se insere no mecanismo de funcionamento correto da administração pública e assim vamos buscar o desenvolvimento da política pública correta para a sociedade”, enfatizou.

O diretor da Associação dos Procuradores Municipais de Cariacica, Felipe Barbosa de Menezes, que também esteve no evento, afirmou que é importante enfatizar que a advocacia pública representa o Estado e não o Governo.

Já o deputado federal Lelo Coimbra, relator da Comissão Especial da PEC 82/2007, que ministrou uma palestra, disse que a advocacia pública está unida e organizada para enfrentar a luta pela valorização da profissão que, consequentemente, trará ainda mais segurança à população em relação ao trabalho desenvolvido pelos entes públicos.

O deputado recebeu uma placada de homenagem pelo trabalho desenvolvido, entregue pela Comissão pelas mãos da Procuradora autárquica municipal Nathalia Fernandes Machado.

Estiveram presentes no evento representantes da advocacia pública federal, estadual municipal, advogados da união, procuradores da fazenda, procuradores federai, procuradores autárquicos estaduais, autárquicos municipais, procurador de Vitória, Vila Velha, Serra e Caricia. Todos advogados públicos que passaram a ver na Ordem o canal adequado para promoção do seu fortalecimento, enquanto advocacia pública, e de fortalecimento nas suas pretensões.