Advocacia é homenageada em sessão solene na Câmara Municipal de Vitória

“Devemos ser, acima de tudo, éticos, pois a nossa sociedade precisa e merece. Sejamos também sempre rigorosos na observância das nossas prerrogativas profissionais”, afirmou a vice-presidente da OAB-ES, Simone Silveira, durante sessão solene em homenagem à advocacia capixaba na Câmara Municipal de Vitória, na última sexta-feira (19).

A solenidade que marcou o Dia da Advocacia, celebrado em 11 de agosto, foi proposta pelo vereador Davi Esmael (PSB) e coorganizada pelos vereadores: Dalto Neves (PTB), Mazinho dos Anjos (PSD), Sandro Parrini (PDT) e Roberto Martins (PTB), que são advogados e ainda pela vereadora Neuzinha de Oliveira (PSDB).

Na ocasião, Simone Silveira também falou sobre a atuação dos vereadores dizendo que “são eleitos advogados do cidadão quando pensam em alteração legislativa, reformulação para o município, pensando como representantes do povo e como advogados. Estão de parabéns. ”

Falou ainda dos tempos difíceis enfrentados hoje. “Nós enfrentamos grandes desafios. Vivemos um sistema jurídico que nos impõe trabalhar e observar precedentes, quando para confrontar precedentes nas cortes superiores nós temos os óbices das súmulas que os próprios tribunais criam. Quando os tribunais estão preparados para construir cada vez mais jurisprudências defensivas, que obstam por nosso acesso à justiça. E é lançado sobre nós o compromisso de enfrentar os óbices que são criados pelos próprios tribunais. Mas que possamos ser sempre pontes nas nossas relações profissionais e pessoais e façamos isso com muita alegria porque advogar é bom demais”, frisou a vice-presidente da Ordem.

O proponente da sessão, vereador Davi Esmael, agradeceu o trabalho desempenhado pelos advogados em favor da justiça. “Temos um compromisso com cada um de vocês de devolver o direito de acreditar na política, isso precisa ser resgatado e depende de cada um de nós que exercemos a atividade parlamentar com trabalho sério. Contar com a presença da OAB aqui é fundamental para a garantia do devido processo legal da aprovação das leis e garantia da ordem jurídica”, enfatizou.

A procuradora Santuzza da Costa Pereira ressaltou que “em todos os momentos em que o Brasil passou por crises institucionais a voz da cidadania foi a advocacia, que se levantou e resguardou a democracia. Neste momento em que nosso país passa por essa grande fragilidade institucional o povo precisa e necessita da advocacia ao seu lado, que traz a defesa da legalidade, da democracia e, principalmente, a voz àqueles que estão massacrados. Por isso, quando esta casa reverencia o dia da advocacia enaltece o compromisso com a cidadania e o compromisso contra as desigualdades institucionais sociais. ”

Representante da Associação Espírito-Santense dos advogados trabalhistas, Carlos Eduardo Amaral, afirmou que a iniciativa dos vereadores foi muito bonita. “É justa a homenagem para os profissionais que matam um leão por dia e na maioria das vezes não é a nosso favor. Parabéns aos advogados por todos os sacrifícios em nome da justiça e da defesa do devido processo legal. ”

Entre os advogados homenageados estavam o conselheiro federal suplente Cláudio de Oliveira Santos Colnago, os conselheiros seccionais Cássio Drumond e Maristela Lugon Arantes.

LISTA DOS ADVOGADOS HOMENAGEADOS:

​HOMENAGEADOS DO VEREADOR DAVI ESMAEL

1) Dr. Aquiles de Azevedo