CEAIC participa do Colégio Nacional de Presidentes Jovens sediado pela OAB/RS

A Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira da OAB-ES, representada pela presidente Natálya Assunção e por uma delegação de 10 advogados capixabas, participou do Colégio Nacional de Presidentes Jovens e Encontro Estadual da Jovem Advocacia, sediado pela OAB-RS, que foi encerrado no último sábado (04). O evento  reuniu a jovem advocacia das 27 seccionais de todo o País. 



Na ocasião, Natálya Assunção foi eleita para secretariar os trabalhos, oportunidade em que apresentou os projetos estaduais, assim como as outras Comissões. A presidente da CEAIC afirmou que “o encontro permite a união interestadual entre as Seccionais e podemos notar que nossas realidades não são tão distintas. Ainda há muito a se fazer pela valorização e fortalecimento da Jovem Advocacia. Parafraseando o Presidente do Conselho Federal, Cláudio Lamachia, a palavra UNIÃO deve prevalecer. Juntos somos mais fortes!”

Entre os assuntos abordados estavam: a não aprovação da indicação da peça processual na segunda fase do Exame de Ordem, aliando-se à decisão do Fórum do Exame de Ordem, que contou com a participação das Comissões Seccionais e Nacional de Exame de Ordem sobre o assunto; a Cláusula de barreira; a tabela de diligências e sites intermediários; a formatação de um curso nacional para iniciação da advocacia; o piso salarial; o desvirtuamento do contrato de associação; selo de valorização do advogado iniciante; a inclusão na grade das faculdades da matéria sobre gestão e empreendedorismo na advocacia; discriminação de gênero; implantação do direito básico nas escolas como matéria curricular; entre outros pontos. 

Uma das definições do evento foi a criação de grupos de trabalho interestaduais para que seja dado o andamento aos projetos regionais, como o referente às prerrogativas da jovem advocacia. 

Encerrado o Colégio Nacional dos Presidentes Jovens, foram ministradas palestras pelo presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia; e pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier; e também pelo conselheiro federal da OAB/AC, Erick Venâncio. Na palestra de encerramento do evento, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, ressaltou que os novos dirigentes da OAB/RS, CAA/RS, ESA, subseções e conselheiros são provenientes da Comissão da Jovem Advogado: “Por isso, participem de nossas atividades em vários momentos”. Lamachia reforçou que a OAB é do Brasil e dos advogados, bem como a autonomia da entidade nas decisões. “Trabalhamos em diversas frentes políticas e não partidárias, como nos pedidos de afastamento do deputado Eduardo Cunha, do senador Delcídio do Amaral, da presidente da República e de ministros investigados do governo interino. Isso tudo foi realizado de forma técnica, independente e com o aval do Conselho Pleno do CFOAB, que é a representação das 27 seccionais”, explicou.

keyboard_arrow_up