Seminário debate necessidade de uma maior participação de toda a sociedade civil na gestão penitenciária
O diretor da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (ESA/OAB-ES), Jovacy Peter Filho, avaliou positivamente o Seminário de Execução Penal: perspectivas e desafios para o sistema prisional capixaba”, realizado no último dia 30, em Vitória.
Segundo Jovacy Peter Filho, que coordenou o evento, duas questões geraram especiais discussões: a formação dos técnicos do sistema e a necessidade de uma maior participação de toda a sociedade civil na gestão penitenciária.
“Foi uma das primeiras realizações na área das ciências criminais nesta nova gestão da ESA, e isso por meio de importantes parcerias. Este movimento demonstra nossa tendência em querer produzir eventos de interesse não só dos advogados, mas também da sociedade de uma forma geral”, acrescentou.
A palestra inaugural foi ministrada pelo professor Alvino Augusto de Sá, membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça (CNPCP). No encerramento do evento, o palestrante lançou sua obra “Criminologia Clínica e Execução Penal”.
Participaram advogados, estudantes, técnicos e diretores do sistema penitenciário, integrantes da Escola Lacaniana de Psicanálise e membros da sociedade civil.
Estiveram presentes também representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, e da Secretaria de Estado da Justiça, com o propósito de dialogar acerca dos desafios existentes no sistema prisional capixaba.
O seminário foi realizado durante o dia no Palácio da Fonte Grande e à noite no auditório da Faculdade de Direito de Vitória (FDV).
Seminário de Execução Penal: perspectivas e desafios para o sistema prisional capixaba from OAB-ES on Vimeo.