Evento

Secretária-geral adjunta da OAB-ES apresenta palestra sobre Violência Doméstica em escola de Domingos Martins




A convite da Comissão de Direito na Escola da 20ª Subseção de Domingos Martins, a secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB-ES), Silva Lameira Hansen, falou para cerca de 100 crianças sobre a Lei Maria da Penha no último dia 23 de março na Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Peter Berthold Pagung, no distrito de Melgaço. A atividade fez parte das comemorações do Mês da Mulher.

Na oportunidade, ela discorreu sobre os tipos de violência, rede de apoio e a importância deles se protegerem. A secretária afirmou que foi emocionante e que a receptividade dos alunos foi excepcional.

Estiveram presentes, a diretora escolar, Edir Marli Föeger; a Secretária Municipal de Educação e Esporte de Domingos Martins, Adenilde Stein Silva; a coordenadora de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Domingos Martins; a presidente do Programa Direito na Escola da Prefeitura de Domingos Martins, Priscila Christ Marques; a voluntária no Projeto Direito na Escola de Domingos Martins, Greice Cristine Stein Feu, e a professora de Educação Física da escola, Ana Paula Vieira Bautz.

“Em apoio à Secretaria Municipal de Educação, cumprindo as obrigações curriculares de normativa federal (Lei 14.164/2021), o projeto Direito na Escola está promovendo palestras com a temática de “Combate à Violência contra a Mulher”, priorizando as escolas do interior do município de Domingos Martins. Acreditamos que a educação e a abordagem do tema junto às crianças e adolescentes promoverá uma sociedade mais justa e igualitária”, ressaltou a voluntária no Projeto Direito na Escola, Greice Cristine Stein Feu.

“A violência contra a mulher reflete questões históricas, de ordens cultural, social e até mesmo religiosa. Assim, a Lei 14.164/2021, que incluiu o conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e instituiu a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, traz à Educação um papel fundamental na discussão, enfrentamento, conscientização e prevenção. As palestras educativas que estão ocorrendo nas escolas de Domingos Martins, em parceria com profissionais da OAB-ES, tornam-se instrumento importante para a ressignificação desse fenômeno”, disse a Secretária Municipal de Educação e Esporte, Adenilde Stein Silva



“O Programa Direito na Escola vem de encontro às nossas escolas municipais para somar com as temáticas, conhecimentos e desafios vivenciados no dia a dia dos nossos estudantes. A Comissão do Programa Direito na Escola enviou para a Secretaria Municipal de Educação e Esporte o cronograma de palestras da Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher, que deve acontecer no mês de março, garantido na Lei 14.164/2021. Tive o prazer de participar da palestra na EMEF Augusto Peter B. Pagung, ministrada pela doutora Silvia Hansen, que interagiu com os estudantes, exemplificando-os para que todos tenham conhecimento detalhado, assim como o número de contato para denúncia e a corrente de apoio que poderá ser formada por estudantes e familiares como forma de ajuda e fortalecimento”, afirmou a coordenadora de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Domingos Martins, Priscila Christ Marques.

“A palestra ‘Combate à Violência Contra a Mulher’ oportunizou os estudantes a refletirem sobre a violência contra as mulheres que passa despercebida, pois trata-se de um comportamento que já se normalizou no contexto familiar e na sociedade. Foi perceptível nos olhares de nossos estudantes a sensibilização referente às questões levantadas sobre o tema. A educação tem papel fundamental no trabalho de prevenção, em mudanças de comportamentos de uma sociedade, porém não é capaz de estar sozinha nesse trabalho. A parceria da OAB com a educação possibilita trazer a temática com olhares diferentes que vem agregar no processo de formação de novos sujeitos”, disse também a diretora escolar, Edir Marli Föeger.

Os alunos também elogiaram a palestra.

“Foi bem motivadora para refletirmos sobre situações ao nosso redor, percebemos que a violência contra a mulher acontece perto de nós, o momento nos fez refletir que nós (estudantes) cometemos a violência psicológica contra as mulheres”, afrimaram os alunos do 7º ano.

“A palestra nos proporcionou ver a importância das conquistas das mulheres na sociedade, o respeito a todas as mulheres independente da função que exerce. É triste pensar que a todo momento há mulheres vítimas de violência”, comentou a aluna do 8º ano, Kelly de Freitas de Oliveira.

keyboard_arrow_up