Resultado da pesquisa da ESA reforça demanda por formato online e cursos de curta duração
A pesquisa realizada pela Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-ES foi fundamental para o aprimoramento de suas atividades, permitindo uma compreensão detalhada das necessidades e preferências da advocacia capixaba. Com os resultados, a ESA pôde identificar os temas de maior interesse para cursos e palestras, além do formato e modelo mais adequados para sua aplicação. A pesquisa foi publicada no site da Ordem, na rede social oficial e enviada aos advogados por WhatsApp e email.
Um dos principais destaques foi a preferência pelo formato online, escolhido por 50,8% dos participantes, além do modelo de curso de curta duração, permitindo que estejam dentro da realizada corrida do dia a dia. Os temas mais pedido foram: Direito Processual Civil; Contratos e Planejamento Patrimonial.
De acordo com o diretor geral da ESA, Thiago Siqueira, a pesquisa foi essencial para alinhar as iniciativas da escola às reais necessidades da advocacia. “Estamos em um momento intenso de planejamento, e não há estratégia eficaz sem ouvir quem será beneficiado. A advocacia quer eventos online, mas também manteremos encontros presenciais, com o objetivo que sejam transmitidos para permitir que todos os advogados e advogadas possam participar, sendo da capital ou do interior”, destacou.
Outro ponto relevante foi a grande procura por cursos certificados e voltados à prática profissional, com enfoque especial no Direito Processual Civil, base do contencioso, e no Planejamento Patrimonial e Sucessório, tema que ganha ainda mais relevância diante da Reforma Tributária.
Thiago também ressaltou a importância da participação dos advogados na pesquisa. “A contribuição da advocacia foi fundamental para direcionarmos nossas ações. A ESA seguirá comprometida em oferecer capacitação de qualidade e acessível para toda a classe. ”

