Jovem Advocacia

Projeto “OAB vai à Faculdade” aproxima estudantes da realidade da advocacia



A Comissão da Jovem Advocacia da OAB-ES deu início, nesta semana, na universidade UVV, ao projeto “OAB vai à Faculdade”, que tem como foco aproximar os estudantes de Direito dos últimos períodos da vivência prática da advocacia. A iniciativa busca fortalecer o vínculo entre a Ordem e os futuros profissionais do Direito, oferecendo conteúdos fundamentais sobre a transição da universidade para o mercado de trabalho. 

Por meio de palestras, rodas de conversa e troca de experiências com jovens advogados, os alunos têm a oportunidade de conhecer mais de perto os desafios e oportunidades do início da carreira jurídica. Segundo o membro da Comissão da Jovem Advocacia, Paulo Antônio Marques, as faculdades participantes poderão sugerir os temas das atividades, garantindo que o conteúdo seja alinhado com a realidade e os interesses dos estudantes. “Foi uma troca muito rica e saímos com a sensação de que conseguimos contribuir para esclarecer dúvidas e reduzir a ansiedade que muitos estavam sentindo em relação ao futuro profissional.” O projeto também será realizado em outras faculdades. 

Entre os assuntos abordados nos encontros estão: o Exame de Ordem e os desafios da aprovação; primeiros passos na advocacia: desafios e oportunidades; gestão de carreira e precificação de honorários; empreendedorismo na advocacia: como construir sua marca; a ética profissional e os limites do marketing jurídico e inteligência artificial aplicada à advocacia e aos estudos jurídicos. 

“A ideia é proporcionar uma visão prática da advocacia, despertando nos estudantes o interesse pela profissão e mostrando como funciona o universo jurídico fora da sala de aula. Além disso, reforçamos o papel da OAB como suporte fundamental nesse início de trajetória", destaca o presidente da Comissão Carlos Saar. 

A presidente da OAB-ES, Erica Neves, reforça que a jovem advocacia é uma das prioridades da gestão e que a Ordem está empenhada em oferecer suporte e qualificação para os novos profissionais. "Sabemos que o início da carreira é um momento desafiador, e a OAB tem um papel fundamental em apoiar, orientar e abrir portas para os jovens advogados. Nosso compromisso é garantir que esses profissionais tenham acesso ao conhecimento e às ferramentas necessárias para que se consolidem no mercado com segurança e excelência", afirma.

 

 

 

 

 

 

keyboard_arrow_up