Mercado Profissional

Participantes do Meu Primeiro Cliente são contratados em escritórios de advocacia no Estado



Advogados e advogadas participantes do programa Meu Primeiro Cliente da OAB-ES receberam a oportunidade de iniciar a carreira profissional e agora estão sendo efetivados em renomados escritórios de advocacia.

Pioneiro no Estado, o projeto desenvolvido pela Seccional Espírito Santo é voltado para jovens advogados e advogadas com até cinco anos de carteira da Ordem. Eles participaram do curso de capacitação da ESA-ES e agora entram no mercado com remuneração.

Um exemplo é o da jovem advogada Luiza Fioresi Coure Galão que após passar por um período de experiência na Mattar Vilela Advogados acabou de ser contratada no escritório especializado em Direito Portuário, Aeroportuário, Marítimo, Aduaneiro, Transportes e Logística, Tributário.

Ela fala sobre a oportunidade. “O Programa Meu Primeiro Cliente foi um elemento crucial na minha carreira, o qual abriu o caminho para minha colocação no mercado de trabalho. Foram duas semanas de muito aprendizado com profissionais talentosos que trouxeram suas experiências para enriquecer o aprendizado. Após o curso presencial, fui acolhida no escritório Mattar Vilela Advogados, onde vivi, por um mês, o ritmo diário da advocacia de forma completa, sempre sob olhar atento e brilhante da Dra Luciana Mattar e do Dr João Gabriel, sócios do escritório. Após a experiência de um mês, recebi o convite para integrar a equipe do escritório, o qual aceitei com muita alegria. Sem dúvidas o Programa Meu Primeiro Cliente é uma oportunidade de ouro para a jovem advocacia do Espírito Santo!”, ressaltou Luiza.

A conselheira da OAB, Luciana Mattar Vilela Nemer e sócia do escritório, comentou sobre a contratação. “O processo seletivo para contratação de advogados e estagiários demanda tempo considerável de um escritório de advocacia e, por muitas vezes, envolve os advogados do escritório nas etapas de anúncio da vaga, análise dos currículos, realização das entrevistas e a contratação do profissional, tornando o processo também custoso. No caso do nosso escritório, que atua em áreas muito específicas do direito, costumamos dizer nas entrevistas que, dentre as principais qualidades e competências, a seleção do candidato está intimamente ligada a suas habilidades comportamentais (conduta ética, clareza de comunicação, inteligência emocional, pensamento crítico, etc.), pois as habilidades técnicas (que demandam especialização) nós treinamos, ajudamos a desenvolver aqui dentro. Quando a OAB lançou o Programa “Meu Primeiro Cliente”, cadastramos nosso escritório para, além de pular algumas etapas no tradicional processo seletivo, termos a oportunidade de contratar um profissional com a vantagem do curso prévio com profissionais da advocacia ministrado dentro da própria OAB. Na primeira etapa do programa nos foi direcionada uma advogada competente, dedicada e decidida e, com grande satisfação, após o primeiro mês de experiência, a efetivamos como associada. Não tenho dúvida que o modelo desenvolvido pelo Programa foi fator foi fundamental para que a nossa experiência tenha sido excelente. Observamos que, além do objetivo principal de ajudar na colocação profissional de advogados em início da carreira, a OAB facilita o processo de encontro entre aqueles que precisam ter o primeiro contato com a advocacia e aqueles que desejam contratar bons profissionais. Parabenizo o presidente José Carlos Rizk Filho e todos os membros e profissionais da OAB que ajudaram no desenvolvimento do Programa”, ressaltou Luciana Mattar Vilela Nemer.

Já a jovem advogada Jéssica Alvarino, que também passou pelo processo seletivo e curso do Meu Primeiro Cliente, também está atuando na Galvão Advogados Associados e contou sobre sua experiência. “O programa é uma ótima oportunidade para nós, jovens advogados, que pretende se inserir no mercado de trabalho e ganhar experiência através da prática forense, pois muitos advogados sequer tiveram contato com o meio jurídico durante a faculdade, não é verdade? Através do programa, fui contratada para trabalhar no escritório Galvão Advogados Associados, junto à vice-presidente Anabela Galvão, que é um escritório especializado na área trabalhista, e que é a área de atuação que me identifico. Estou adorando passar por esta experiência, e aproveitando cada oportunidade absorvendo muito conhecimento e aprendizado para minha vida profissional. Muito feliz por ter passado no processo seletivo e grata pela oportunidade que o programa me proporcionou!” comentou Jéssica.


Jéssica Alvarino

A vice-presidente da OAB-ES e sócia do escritório, Anabela Galvão, falou sobre a ação. “Fico muito feliz pelo sucesso do Programa Meu Primeiro Cliente, inédito no Estado. Estamos dando oportunidade aos jovens advogados que iniciam no mercado de trabalho sem experiência prática. Atuo como militante na área trabalhista há 30 anos e dar chance a esses jovens atuarem na advocacia é gratificante. Coragem, estudo, equilíbrio, ética e humildade são alguns dos principais elementos que devem nortear a nossa conduta”, disse Anabela Galvão.

A advogada Maria Alice Rodrigues de Jesus, que com apenas três meses com carteira de habilitação profissional da Ordem foi contratada no escritório Zamprogno Associados após passar pelo período de um mês. Ela fala sobre a chance de participar do Programa Meu Primeiro e de uma tão pouco tempo ser contratada.
"Parabenizo mais uma vez o presidente José Carlos Rizk Filho pela preocupação em acolher a Jovem Advocacia, pois, sabemos da grande dificuldade em iniciar a carreira. Na oportunidade, agradeço toda equipe do escritório que me acolheu como parte da equipe, tendo toda paciência, preocupação e atenção,  me ajudando de fato  "Advogar" sem medo de encarar a realidade do dia a dia da advocacia. Approveito ainda, para passar um recado aos colegas jovens advogados:      Acreditar nos programas ofertados pela nossa seccional e subseções foi minha melhor escolha, pois, quando  fazemos da OAB/ES nossa segunda casa, conseguimos  sentir o aconchego de quem quer ajudar e passamos a enfrentar com mais tranquilidade o ínicio dessa carreira, que não é fácil, mas é promissora", disse.


Maria Alice Rodrigues de Jesus
Experiência Profissional

Mais participantes do Programa também começaram a atuar em escritórios no período de um mês com remuneração compatível com o mercado com a chance de serem efetivados.

A jovem advogada Michela Salvarez, umas das selecionadas no Meu Primeiro Cliente, iniciou seu período de experiência na Pinheiro de Sant’Anna & Advogados Associados por um mês. “O Meu Primeiro Cliente, sem dúvidas, traz esperança e motivação ao jovem advogado. Retira dos pensamentos dele a hipótese de desistir da profissão. Todo início de carreia tem seus desafios, o meu não está sendo diferente, mas essa oportunidade de aprender e criar laços com competentes advogados e ter mais intimidade com a advocacia certamente revigorou minhas energias! Só tenho a agradecer à atual presidência da OAB-ES, na pessoa do Dr. José Carlos Rizk, por esse cuidado com a jovem advocacia, colherei bons frutos dessa honrosa experiência”, comentou Michela.



"É muito importante para a Pinheiro de Sant’Anna & Advogados Associados ser parceira do projeto “Meu Primeiro Cliente”. Primeiro porque os sócios já precisaram desse apoio no início da carreira e sabem o quanto é importante encontrar alguém que passe alguma experiência e dê algum Norte quando estamos começando. Mas, sobretudo, porque a responsabilidade social é um de nossos valores institucionais e a participação no projeto se enquadrou na nossa filosofia. Nesse ano de 2020 o escritório completou 15 (quinze) anos de fundação e já há alguns anos incorporamos valores e ações para devolvermos à sociedade capixaba a confiança que nos foi depositada ao longo de mais de uma década. Parabenizamos à OAB/ES pela iniciativa, em especial ao presidente Rizk que nos fez esse convite”, afirmou Vinicius Pinheiro de Sant’Anna, Sócio do escritório Pinheiro de Sant’Anna & Advogados Associados.

O advogado Thiago Horta também iniciou o trabalho no Ferrugini Advogados Associados. “Eu gostaria de agradecer a OAB-ES pela oportunidade. Está sendo uma experiência muito enriquecedora, desde os cursos preliminares à atuação em um escritório de referência. Os cursos foram bastante completos e diversos, contemplando as várias áreas de atuação, com profundidade. A experiência prática tem sido valiosa, proporcionando um contato diferenciado com quem tem muito a ensinar. A participação no programa, sem dúvidas, somou muito à nossa carreira”, disse.


“É importante ser participante do Programa pois é uma forma dos escritórios de advocacia que já estão a mais tempo no mercado oportunizar o jovem advogado. É um espaço para ele começar sua carreira. É uma oportunidade de conhecer como funciona a advocacia no dia a dia dentro de escritório e dar essa experiência. Muitos jovens advogados não sabem como funciona o escritório e o que envolve como custos, responsabilidade e atuar com outros advogados. É importante ter essa visão”, destacou o sócio do escritório, Alencar Ferrugini.
keyboard_arrow_up