OAB- ES entrega de carteiras a mais de 50 novos advogados
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) realizou na tarde desta quarta-feira (25) uma solenidade para entrega de carteiras aos novos advogados capixabas. Ao todo, 57 profissionais receberam suas carteiras profissionais e agora estão aptos para o exercício da advocacia.
A cerimônia contou com a participação especial do corregedor-geral do Conselho Federal e o secretário-geral adjunto da OAB Nacional, Ary Raghiant Neto, foi convidado para ser o paraninfo da turma e realizou a abertura do evento.
Raghiant saudou a todos os presentes. “É uma imensa alegria e um prazer estar abrindo essa solenidade e ser paraninfo dessa turma. Em nome da OAB Nacional, gostaria de cumprimentar a todos os advogados presentes, em especial, ao presidente da Seccional do Espirito Santo, José Carlos Rizk Filho”, afirmou.
O juramento foi conduzido pelo advogado Frederico Luiz Zaganelli, que também recebeu a sua carteira junto com os demais colegas. Após o juramento, foi passada a palavra para a oradora da turma, Francielli Ramos.
“Vocês, jovens advogados, são pessoas privilegiadas. Após 87 anos de luta, viveremos novos tempos na advocacia brasileira. A OAB Nacional conseguiu uma grande conquista e um anseio de todos os advogados brasileiros. Garantimos a derrubada pelo Congresso Nacional do veto ao artigo da Lei de Abuso a Autoridade, que criminaliza a violação das prerrogativas da advocacia”, informou aos presentes.
“Comemorar em Vitoria essa grande vitoria é uma alegria”, declarou.
Nosso maior pleito é redemocratizar o Estado de Direito. A Ordem está atenta às aspirações de vocês. Por isso, convido vocês a participarem e ajudarem a reforçar o Estado Democrático de Direito”, disse ainda Raghiant Neto.
O presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Ramon Ferreira Lopes, parabenizou os jovens advogados pela vitória. “Importante dar continuidade do caminho traçado e saber a importância do nosso papel e como entrar no mercado de trabalho. Temos que lutar pelos nossos ideais. Bem-vindos à OAB, bem-vindos à Comissão da Jovem Advocacia”, declarou Ramon.
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo –CAAES, Aloísio Lira, parabenizou os novos advogados pela carteira. “ A Caixa é um braço assistencial da OAB. Convido vocês a conhecerem o site da CAAES e conhecer os benefícios. Dentre eles: centenas de convênios”, informou.
O presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, cumprimentou a todos e desejou boas-vindas aos presentes. “Gostaria de agradecer a todos e a vinda do dr. Ary Raghiant Neto representando a OAB Nacional e estrear esse momento histórico: a entrega de carteiras profissionais fora da sede da Ordem. Agradeço também as presenças dos conselheiros federais nesse momento”, afirmou. Em seu discurso Rizk ressaltou o dia da vitória, quando as prerrogativas foram preservadas, e afirmou que as mesmas não são privilégio, mas sim direito do cidadão e do advogado.
O presidente desejou ainda boas–vindas e afirmou que a Ordem estará sempre ao lado dos novos advogados. “Esse dia marcará a vida profissional de vocês. É preciso continuar estudante. Somos eternos estudantes. Parabenizo também as famílias presentes pelo exame e pela inscrição na Ordem”, disse ainda.
Compuseram a mesa da solenidade de entrega de carteiras: o corregedor-geral do Conselho Federal e o secretário-geral adjunto da OAB Nacional, Ary Raghiant Neto; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil –Seção Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho; a vice-presidente da OAB-ES, Anabela Galvão; o secretário-geral da OAB-ES, Marcus Felipe Botelho Pereira; o secretário-geral adjunto da OAB-ES, Rodrigo Carlos de Souza; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do ES, Aloísio Lyra; o diretor da ESA/ES, Alexandre Zamprogno; o presidente da Comissão da Jovem, Ramon Ferreira Lopes; o corregedor da OAB- ES, Renan Sales; o presidente do TED/OAB-ES, Alberto Nemer Neto; os conselheiros federais pela OAB-ES Luiz Hnerique Antunes Alochio, Ricardo Alvares da Silva Campos Junior e o presidente do Sindiadvogados, Luiz Telvio Valin.