OAB-ES realiza videoaula sobre direitos das pessoas com deficiência nesta quarta, dia 6, na Faculdade Estácio de Sá
Pela terceira vez, os advogados capixabas terão a oportunidade de interagir com profissionais de outro país, sem precisar sair do Estado. Nesta quarta-feira (06), às 18h, será realizada uma nova videoaula internacional gratuita. Desta vez o tema será “Direito das Pessoas com Deficiência no Sistema Interamericano de Direitos Humanos” e o evento vai acontecer no auditório da Faculdade Estácio de Vitória, em Jardim Camburi. As videoaulas são resultado de uma parceria entre a Comissão de Relações Internacionais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES) e a Organização dos Estados Americanos (OEA).
As INSCRIÇÕES devem ser efetuadas com antecedência pelo telefone 3232-5606 ou e-mail comissoesoabes@gmail.com. A videoaula é aberta ao público em geral e acontece em tempo real com os palestrantes Erick Acuña Pereda e Sofía Galván Puente, advogados especialistas em direitos humanos.
Os palestrantes fazem as exposições em espanhol, sem tradução. Depois das apresentações, os participantes podem fazer perguntas, que são respondidas na sequência.
Segundo o presidente da Comissão de Relações Internacionais, Giulio Cesare Imbroisi, o assunto foi escolhido em consonância com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que propôs o tema por entender que hoje existe um conflito muito grande no que se refere ao respeito aos direitos das pessoas com deficiência.
“As Comissões da Ordem e da OEA querem combater todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência. As pessoas que possuem diminuição de suas capacidades físicas ou mentais têm direito de receber atenção especial para que possam alcançar o máximo de desenvolvimento de sua capacidade. Todos nós temos os mesmos direitos humanos e as liberdades fundamentais, inclusive o direito de não sermos submetidos à discriminação com base em alguma deficiência”, declarou Giulio Imbroisi.
O presidente da Comissão ressaltou: “A gente quer gerar um debate muito amplo com temas presentes em nosso dia a dia. O debate procura despertar na sociedade o interesse para assunto. No ano passado falamos sobre direitos humanos de uma forma mais ampla e este ano estamos afinando o tema proposto, partindo para uma subdivisão, já que a quebra dos direitos da pessoa com deficiência implica, diretamente, na violação dos direitos humanos.”
De acordo com Giulio, a intenção da Comissão da Ordem é fazer outras duas videoaula ainda este ano. Uma na área ambiental e a outra sobre tecnologia, que impactam diretamente na vida dos advogados e de toda sociedade.

