OAB-ES lança “START OAB”: projeto inédito para primeiro ano de carreira com vantagens exclusivas
Em um momento histórico durante a entrega de carteiras aos novos advogados, nesta quarta-feira (09), a presidente da OAB-ES, Erica Neves, anunciou o lançamento do “START OAB”, um programa totalmente voltado para advogados e advogadas que estão no primeiro ano de carreira. O novo programa chega com uma proposta ousada: derrubar barreiras financeiras, oferecer suporte técnico de verdade e facilitar a vida de quem está dando os primeiros passos na advocacia, uma fase reconhecidamente desafiadora.
Diferente das ações voltadas para os profissionais com até cinco anos de inscrição, o START OAB mira direto no momento mais delicado da carreira jurídica: o começo. A meta? Reduzir custos e garantir ferramentas estratégicas para que o jovem advogado possa se estruturar com mais segurança e confiança.
“Queremos que nenhum advogado ou advogada desista nos primeiros meses por falta de suporte. O ‘START OAB’ foi pensado para garantir acesso, estrutura e oportunidade”, destacou a presidente Erica Neves.
Durante o anúncio, a presidente falou diretamente aos novos profissionais sobre os desafios enfrentados nos primeiros meses de carreira e reforçou o compromisso da OAB-ES em oferecer suporte real. “Vocês entram na advocacia já fazendo parte e tendo como apoio o START OAB. Estou muito feliz de estar aqui anunciando esse novo projeto que fará muita diferença na carreira de vocês. O papel da Ordem é não deixar que vocês abandonem a profissão”, afirmou.
Com um discurso acolhedor e baseado em sua própria trajetória, Erica ressaltou o quanto um programa como esse teria feito diferença quando ela começou sua carreira. “Se eu tivesse isso quando entrei, talvez minha carreira tivesse sido diferente. Por isso, procurem a Ordem com suas dificuldades.”
A presidente também destacou o momento de renovação vivido pela instituição e o esforço da atual gestão em construir um ambiente de acolhimento, responsabilidade e proximidade com a advocacia jovem. “Vocês entram na Ordem em um novo tempo. Essa gestão está muito tranquila porque seguimos com responsabilidade e segurança. Nosso objetivo é que a OAB seja lembrada como uma instituição séria e íntegra, e isso é bom para a advocacia”, pontuou.
Erica também ressaltou que, nos últimos três meses, a OAB-ES tem realizado um trabalho estratégico de reconstrução administrativa e fortalecimento institucional, visando resgatar a confiança da classe. “Hoje é a realização de mais um sonho dessa gestão: fazer com que a advocacia jovem se sinta pertencente à OAB, e que a OAB pertença a vocês. Frequentem a Ordem. Fizemos um esforço tamanho para que vocês vejam a instituição como uma parceira real da sua caminhada profissional.”
Parcerias
Entre as iniciativas do programa “START OAB”, lançado nesta quarta-feira (09) pela OAB-ES, está uma parceria inédita com a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). A colaboração visa oferecer aos profissionais em início de carreira uma série de benefícios, como acesso gratuito a ferramentas de gerenciamento de processos, aplicativos jurídicos e cursos de especialização.
A diretora administrativa da AASP, Clarisse Frechiani Lara Leite, esteve presente na solenidade de entrega de carteiras para anunciar oficialmente a parceria. Segundo ela, apoiar a jovem advocacia é uma missão compartilhada entre as instituições.
“A Associação entende que esse impulso inicial é essencial, porque o começo da carreira é, sem dúvida, a fase mais difícil. Tanto a OAB-ES quanto a AASP estão comprometidas em estreitar os laços com os jovens profissionais, justamente para criar esse senso de pertencimento. Estamos aqui celebrando essa parceria com o propósito de levar nossos produtos e serviços especialmente à advocacia jovem de todo o país”, afirmou.
Compuseram também a mesa de autoridades o vice-presidente da Ordem, Carlos Augusto da Motta Leal, o secretário-geral da OAB-ES, Eduardo Sarlo, o tesoureiro da Ordem, José Antônio Neffa, o diretor da ESA, Thiago Siqueira, a paraninfa da turma, ex-secretária geral do CFOAB, Sayury Otoni, o presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Carlos Henrique Saar, a advogada criminalista, Natália Santos, e a conselheira Larissa Mameri.
Confira os benefícios do Start OAB:
Isenção da taxa de registro de CNPJ unipessoal – estímulo à formalização e à emissão de nota fiscal desde o início da atuação.
Cursos gratuitos na ESA (Escola Superior de Advocacia) e na ESA Business – qualificação contínua e de qualidade, sem custo.
Gratuidade total em serviços da AASP, incluindo: Assinador digital; gerenciador de processos; aplicativo móvel; biblioteca digital; cálculo judicial e trabalhista; certificado digital; clube de benefícios; palestras, cursos e eventos; coworking jurídico; acesso à jurisprudência.