OAB-ES fortalece movimento de combate à corrupção eleitoral



No dia 2 de setembro, a OAB-ES recebe advogados, movimentos sociais, igrejas, representantes de setores públicos e demais segmentos da sociedade civil e do poder instituído, para traçar as últimas estratégicas a serem seguidas pelo Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral, coordenado, no Espírito Santo, pela OAB. Com o lema "Voto não tem preço, tem conseqüência", o movimento busca conscientizar os cidadãos para votarem adequadamente e, ainda, denunciar casos de abuso, primando pela ética e afastando a corrupção eleitoral do processo eleitoral em curso.

A partir das 16 horas, o presidente Antonio Augusto Genelhu Junior, fará a abertura da reunião, no plenário da Seccional. A partir de então, serão discutidas as ações a serem adotadas pelos integrantes do Movimento até as eleições municipais. Além da organização dos trabalhos do movimento, a OAB-ES irá distribuir na reunião cópias da campanha "Ficha Limpa". O objetivo é recolher assinaturas de eleitores a fim de que o movimento encaminhe projeto de lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos.

O projeto de lei pretende alterar a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, que estabelece casos de inelegebilidade, ou seja, situações que impedem candidaturas. Em uma atitude preventiva, a campanha quer evitar que políticos condenados por crimes graves se candidatem. Para ser encaminhado ao Congresso, são necessárias um milhão e trezentas mil assinaturas em todo o país.

Produzido pela Assessoria de Comunicação da OAB-ES

Mais informações: Raquel Salaroli e Ana Gláucia Chuina (telefone: 3232-5608)

keyboard_arrow_up