Posse de Comissões

OAB-ES empossa mais de 300 membros de comissões temáticas. Evento contou com palestra do ex-ministro Carlos Velloso



 
Mais de 300 membros das Comissões Temáticas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) tomaram posse em solenidade on-line na tarde desta segunda-feira (26/04). O evento contou com a presença especial do jurista, ex-ministro e membro de honra da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB, Carlos Mário da Silva Velloso, que apresentou a palestra “Urnas eletrônicas, garantia de respeito ao voto do eleitor e de eleições legítimas”.

Após agradecer o convite da OAB-ES, ele, que participou ativamente da construção e fortalecimento da democracia brasileira, contou um pouco da história recente da Justiça Eleitoral, em especial da criação das urnas eletrônicas. Iniciou sua palestra contando que a urna eletrônica comemora o jubileu de prata. “Em 25 anos, a urna eletrônica já esteve presente em 30 eleições e se tornou efetiva à realidade brasileira”, disse. O ex-ministro também fez um breve histórico das eleições desde a década de 1930 até os dias atuais.

Ministro do Supremo por 15 anos e presidente do TSE por duas vezes, Velloso lembrou que as urnas eletrônicas foram implantadas justamente com o objetivo de impedir manipulações. Ele contou sua experiência como responsável pela implantação das urnas eletrônicas no Brasil. “Em maio de 1996, um total de 400 urnas eletrônicas foram distribuídas por todo o país, para que, em outubro daquele ano, cidadãos de mais de 50 municípios pudessem participar das primeiras eleições informatizadas do Brasil. Já em 2001, foram cerca de 109 milhões de eleitores com votos informatizados. Em 2005, teve início o projeto para a identificação digital do eleitor, um aperfeiçoamento da informatização do processo eleitoral, que foi aprimorado e implementado pelas administrações que se seguiram”, contou.

“A única eletrônica brasileira tem uma vantagem. Ela não está on-line e assim não fica sujeita a ação dos hackers. A urna eletrônica é uma garantia constitucional, dá o direito ao voto e eleições legítimas em absoluto sigilo. A urna eletrônica é produto da criatividade dos brasileiros. Fizemos uma urna tupiniquim, produto da boa vontade de brasileiros que uniram seus esforços sem cobrar um níquel. Muito obrigado meus amigos”, encerrou.

Posse

O secretário-geral da OAB-ES, Marcus Felipe Botelho Pereira, parabenizou o ministro pela brilhante palestra e falou sobre a posse dos novos membros. “Parabenizo o ministro por nos brindar com essa palestra sobre a história da urna eletrônica, neste evento de posse de novos membros das Comissões, que hoje são um braço importantíssimo da OAB. As Comissões assessoram a Diretoria e o Conselho em suas atividades, e essa gestão tem promovido sua constante renovação, criando oportunidades para uma maior participação dos advogados. Hoje, se inicia um novo ciclo com a nomeação dos novos integrantes. Parabéns e sucesso nos trabalhos”, disse o secretário-geral.

Presidentes de Comissões empossadas também falaram na solenidade: “As Comissões da OAB são importantes ferramentas para advogados e advogadas e para toda a sociedade. É com o trabalho das Comissões que colocamos em prática os projetos desenvolvidos pela Ordem. E são necessários apenas dois requisitos mínimos: amar o assunto e ter vontade de trabalhar. Nas Comissões desenvolvemos habilidades, empatia, reencontramos e fazemos amigos, é onde nos atualizamos”, disse a presidente da Comissão da Infância e Juventude, Vanessa Brasil.

“É uma honra fazer parte da Comissão de Direito Previdenciário. Uma área do Direito que amo tanto. Por meio das Comissões os advogados criam um laço ainda mais forte com a OAB-ES, compartilham conhecimento e fazem novos amigos. Desejo boas-vindas aos novos membros”, comentou a nova presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Livia Nogueira.

O coordenador-geral das comissões da OAB-ES, Alberto Nemer Neto, cumprimentou os presentes e parabenizou o ex-ministro, Carlos Velloso pela palestra. E em seguida fez um agradecimento. “Agradeço em especial ao presidente Rizk, à Diretoria da Ordem e à equipe do apoio às Comissões por todo o trabalho que temos desenvolvido juntos. Hoje, temos 72 comissões temáticas e contamos com a participação de 1,8 mil advogados voluntários atuando e trabalhando em prol de toda a sociedade. Agradeço a todos os membros pela atuação, pelo engajamento efetivo e voluntário da advocacia em discussões de alta relevância para a categoria e para o Direito”, afirmou Nemer.


O presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, encerrou o evento. “Gostaria de fazer um agradecimento especial ao querido Carlos Velloso por ter aceitado nosso convite e apresentar essa palestra histórica para a advocacia capixaba. É muito inspirador um palestrante com tamanha experiência e simplicidade e que também é um membro voluntário de uma comissão da OAB Nacional. Bem-vindos a todos advogados voluntários”. E completou: “A OAB-ES tem inovado, democratizando e dando oportunidade para que novos advogados entrem nas comissões. A nossa casa está de portas abertas. Agradeço pela colaboração de todos vocês que tem contribuído para o crescimento da OAB-ES. Vocês estão empossados”, encerrou Rizk.

Confira a posse na íntegra
 
keyboard_arrow_up