Reunião
OAB-ES e Amunes debatem ampliação do Projeto Sala Lilás para mais municípios capixabas
O presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho; a secretária-geral adjunta, Silvia Lameira Hansen e o assessor da Corregedoria e Conselho da OAB-ES, Michel Angelo Gomes, foram recebidos pelo presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, na manhã de sexta-feira (12/05).
A visita institucional aconteceu na sede da Amunes. Na pauta, eles trataram sobre a ampliação do projeto Sala Lilás da OAB-ES para o maior número possível de municípios capixabas. A sala Lilás é um espaço acolhedor destinado a atender de forma personalizada mulheres que sofrem violência doméstica.
Durante o encontro, o presidente José Carlos Rizk Filho lembrou do trabalho desenvolvido pela OAB-ES em prol da sociedade, como a atuação da entidade durante a tentativa de fechamento de Comarcas e no êxito contra reajuste no pedágio da BR 101 e falou sobre a Sala Lilás. “Acredito que essa parceria entre a OAB-ES, Amunes e o Estado para expansão do projeto Sala Lilás trará resultados muito positivos no trabalho de enfrentamento à violência doméstica que tanto assola nosso Estado”, afirmou Rizk.

O presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, comentou que em seu município já existe uma Sala Lilás que, segundo ele, desenvolve um trabalho muito importante para as mulheres do município e da região. Para ele, é essencial o envolvimento de todos os municípios capixabas onde o projeto possa alcançar. Mas ressaltou também que é preciso somar esforços para tornar as ações de prevenção e enfrentamento à violência contra mulher mais robustas e abrangentes.
"Temos que juntar os projetos com o mesmo propósito de combate à violência contra mulher desenvolvidos pelos municípios, pelo Governo do Estado, pela OAB-ES e oportunizar que em cada canto do Estado as mulheres se sintam amparadas e protegidas. Podem contar com a Amunes para unir forças e divulgar o projeto para todos os 78 municípios capixabas", disse Pingo.
A secretária-geral adjunta da OAB-ES, Silvia Lameira Hansen, explicou sobre a importância da expansão do projeto para outros municípios. “O projeto Sala Lilás, com escuta qualificada, atendimento humanizado e individualizado às mulheres vítimas de violência doméstica, iniciado nos moldes da Subseção de Iúna, é pioneiro no Espírito Santo. E o trabalho conjunto entre OAB, municípios e Estado trará muitos benefícios para essas mulheres e toda a sociedade”, afirmou.
Além do projeto Sala Lilás, os representantes trataram sobre a realização de uma parceria entre a Ordem e a Amunes visando a oferta de qualificação na área de Direito Público para os municípios capixabas.

