Conhecimento

Mais de 300 acadêmicos já participaram do Projeto "Conversando com a Advocacia Criminal" da OAB-ES




Mais de 300 acadêmicos de diversas faculdades de Direito de diversos municípios capixabas já tiveram oportunidade de participar do Projeto "Conversando com a Advocacia Criminal" realizado pela OAB-ES por meio da Comissão de Advocacia Criminal e Políticas Penitenciárias.

O principal objetivo é partilhar a vivência da advocacia criminal com os acadêmicos após perceber que profissionais recém-formados estavam enfrentando uma série de dificuldades na prática profissional.

Além de uma experiência enriquecedora para acadêmicos, fornecendo-lhes conhecimentos práticos, é uma oportunidade para complementar a formação acadêmica e preparar-se para uma futura carreira no campo jurídico, especificamente na advocacia criminal.

Estudantes de Direito das faculdades como Novo Milênio, Doctum Vitória, Doctum Vila Velha, Doctum Guarapari, Anhanguera Cachoeiro, PIO XX, São Camilo e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) conheceram o projeto.

E já estão programadas palestras nas faculdades Anhanguera Linhares, Anhanguera Guarapari e FAVENI Venda Nova do Imigrante.

O membro da Comissão e um dos idealizadores, Gabriel Merigueti de Souza Batista, explicou sobre o projeto. “Dentre as principais dificuldades, observamos alguns profissionais desrespeitando o Código de Ética da profissão, promovendo marketing indevido em redes sociais, eram, e ainda são, casos recorrentes e que afetam a imagem de toda classe. Decidimos atuar na base, agir de forma preventiva e educacional com os atuais acadêmicos e futuros profissionais”, afirmou.

“Em cada palestra e roda de conversa dúvidas relacionadas ao dia-a-dia do advogado surgem e são respondidas de forma clara e direta pelos advogados da Comissão, como, por exemplo, maneiras de promover marketing e propaganda de acordo com as normas, relacionamento com clientes presos e seus familiares. Tenho certeza que os frutos serão colhidos e os futuros advogados criminalistas seguirão, cada vez mais, um caminho de excelência técnica e ética no exercício da mais nobre profissão”, explicou ainda.

A secretária adjunta da Comissão, Raquel Barros Rodrigues Wiroek, que também apresentou palestras falou sobre a ação da Comissão. “O Projeto tem o intuito de levar aos acadêmicos, e futuros colegas de profissão, o que é a advocacia criminal de verdade no dia a dia, os desafios para o jovem advogado, para a advogada mulher. Levamos a eles também um pouco do que é a OAB de como funciona, a importância das prerrogativas dos advogados assim como a importância de se manter ético e íntegro no exercício da profissão, pois há consequências para todos os atos”, ressaltou.

O presidente da Comissão, Anderson Burke, parabenizou o trabalho. “O projeto "Conversando com as Faculdades" é uma iniciativa louvável que busca promover um diálogo construtivo entre profissionais do direito, estudantes e instituições de ensino superior. Ao proporcionar palestras e eventos interativos, o projeto visa aproximar a teoria da prática e preparar os futuros advogados para os desafios da advocacia criminal. Além disso, a iniciativa incentiva o comportamento ético dos futuros profissionais, a reflexão crítica e o debate, fortalecendo a conexão entre a academia e a prática jurídica. Parabenizo a Comissão por esse projeto inovador e encoraja-se a participação ativa das faculdades e estudantes de Direito para colaborar com uma formação ética e alinhada com a realidade profissional”, ressaltou Burke.
keyboard_arrow_up