Eleições 2020

Justiça Eleitoral proíbe disparo em massa nas Eleições de 2020




O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nestas eleições, proibiu expressamente o disparo de mensagens pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, de acordo com a norma sobre a propaganda eleitoral (Resolução TSE nº 23.610/2019).

Isso ocorre por conta do grande número de casos de notícias falsas sendo compartilhadas por usuários do aplicativo nas últimas eleições presidenciais. Essa é uma forma de conter um maior alcance de desinformação, pois existem agências e usuários que servem especialmente para espalhar essas notícias falsas.

Esse disparo em massa ocorre quando uma pessoa ou robô encaminha uma mensagem para diversos números. Muitas vezes essas mensagens são impessoais, com links suspeitos, com acusações e de números desconhecidos.

Caso receba alguma mensagem suspeita pelo WhatsApp, denuncie para o TRE através do canal on-line criado exclusivamente para as eleições municipais de 2020 ou no aplicativo Pardal.

Confira o link aqui: https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Outubro/eleitor-conta-com-varios-canais-para-denunciar-fake-news-e-outras-irregularidades-nas-eleicoes-2020
keyboard_arrow_up