Jovem advocacia se aproxima da Ordem e cria comissões para atuar nas Subseções
Os dados estatísticos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo revelam que a jovem advocacia já chega a praticamente 40% dos inscritos na Seccional. Essa representatividade vai muito além do mero fator quantitativo. Esse segmento da classe respondeu positivamente ao chamado da Ordem e hoje está melhor organizado e fortalecido de tal modo que vem conseguindo dar visibilidade às questões que afetam os profissionais em início de carreira. Um dos principais frutos deste avanço na organização dos jovens profissionais por meio das ações desenvolvidas pela Comissão de Advogados em Início da Carreira (CEAIC) foi a constituição de comissões no âmbito das Subseções reunindo quem tem até cinco anos de inscrição na Ordem.
Atualmente já existem Comissões de Advogados em Início de Carreira (CAICs) nas Subseções de Cachoeiro de Itapemirim, de Barra de São Francisco, Cariacica, Colatina, Guarapari, São Mateus, Itapemirim, Vila Velha e Serra. No dia 17 de setembro tomarão posse os membros da CAIC da Subseção de Castelo.
Os membros da CEAIC vêm conseguindo agregar mais participantes. As reuniões mensais têm sido concorridas e sempre muito produtivas. Foi a partir de uma dessas reuniões, inclusive, que foi proposta a elaboração de uma Tabela de Digilêngias, posteriormente aprovada pelo Conselho Seccional e que mais tarde, por ocasião da reunião do Conselho de Presidentes de Seccionais, em Vitória, passou a ser referência para todo o país.
O projeto “Conversando Com” é uma outra iniciativa pioneira, que aproxima os jovens profissionais e os mais experientes para trocar conhecimento. Iniciado em fevereiro deste ano, com a abertura das atividades no Estado do Ano de Valorização da Jovem Advocacia, instituído pelo Conselho Federal, o “Conversando Com” já contou com a participação do próprio presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, em maio. A CEAIC também vem promovendo palestras e cursos com assuntos de interesse prático para o jovem advogado, como um workshop sobre plano de negócios, ou a recente conversa com a blogueira Maria Borgo sobre vestimenta e comportamento.
Integração nacional
De acordo com a presidente da CEAIC, Natálya Assunção, o objetivo é alcançar cada vez mais aqueles que estão iniciando a carreira para que compreendam a importância de se organizarem e de participarem da Ordem, pois há inúmeras questões que são comuns à jovem advocacia. “O apoio da Seccional tem sido fundamental nesse processo de interação com os novos profissionais”, destaca.
Natálya Assunção participou da I Conferência Nacional do Jovem Advogado, no mês de março, em Porto Seguro (BA). Ainda no primeiro semestre, ela representou o Espírito Santo na reunião do Colégio de Presidentes das Comissões dos Jovens Advogados da Ordem.
Coube à presidente da CEAIC, ainda, entregar ao ouvidor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conselheiro Fabiano Silveira, uma carta da advocacia capixaba, que aponta os principais problemas que precisam ser enfrentados e superados no Poder Judiciário no Estado. A entrega da carta ocorreu no dia 19 de agosto, quando o ouvidor este na em Vitória, a convite da OAB-ES, para participar de uma audiência pública.
Neste mês de agosto, representando a advocacia capixaba, a presidente da CEAIC esteve presente no XIV Encontro Nacional do Jovem Advogado, realizado no Piauí.
A grande força da OAB é a jovem advocacia
Nas CAICs já criadas em Subseções da OAB-ES, as perspectivas de fortalecimento da organização da jovem advocacia que atua fora do eixo da Grande Vitória é das melhores. Para o presidente da CAIC de São Mateus, Fernando Augusto Ramos, a criação da Comissão foi o pontapé inicial para que muitas ações sejam realizadas com os profissionais em início de carreira inscritos no âmbito da Subseção. “Os novos advogados estão se aproximando aos poucos e tenho certeza que participando mais da vida da OAB-ES, juntamente com a CEAIC, vamos garantir muitas conquistas”, enfatizou.
Para o presidente da CAIC de Colatina, Rômulo Quedevez Grobério, “é de suma importância o trabalho das Subseções, porque proporciona aos advogados em início de carreira do interior a possibilidade de se aperfeiçoarem na profissão, por meio de palestras e cursos, e de terem suas prerrogativas asseguradas.”
À frente da CAIC de Cariacica, o advogado Frederico do Vale Barreto acredita que a grande força da OAB é a jovem advocacia. “A CAIC tem a função de valorizar o novo advogado, porque muitos profissionais não têm como participar das reuniões em Vitória por motivos diversos. Nós desempenhamos o papel de intermediar essa relação entre a Seccional e a Subseção. Tudo que discutidos na CEAIC trazemos para a CAIC. Quando comecei a frequentar as reuniões da Comissão em Vitória eram poucos colegas que participavam. Observo que hoje a presença dos jovens advogados nos encontros mais do que dobrou”, declarou Frederico do Vale.
Mayara Borges Pereira, presidente da CAIC da Serra, afirmou que a CEAIC, com o apoio das comissões instaladas nas Subseções, consegue desempenhar o papel de inserir o novo advogado na OAB-ES. “Muitos jovens profissionais não têm informação sobre a atuação das comissões, por isso tentamos nos fazer presente nas entregas de carteiras, porque é o momento de abrir os olhares para CEAIC e mostrar um pouco do que fazemos. A cada dia novos colegas efetuam a inscrição nos quadros da Ordem e, a partir deste momento, ele já é chamado a participar conosco. Eu estou muito feliz de fazer parte da CAIC da Serra e me sinto extremamente satisfeita em desempenhar este papel de voluntariado, mesmo com a vida tão corrida do dia a dia como advogada”, ressaltou.
O ponto de partida do advogado em início de carreira no contato com a OAB-ES é por meio da CEAIC ou da CAIC, de acordo com o presidente da CAIC de Guarapari, Cláudio Goulart. “Avalio ser de suma importância a implantação das CAICs, mostrando a preocupação da OAB-ES com os jovens advogados, e demonstrando também a força da instituição, que garante a participação do advogado desde o ingresso dele nos quadros da Ordem até o momento da carreira mais consolidada. Com as comissões regionais os jovens profissionais têm muito mais condições de fazer parte da vida da OAB. E doar parte do tempo como fazemos, pensando na coletividade, não é um peso, fazemos de muito bom grado.”
As reuniões da CEAIC são realizadas sempre na primeira quinta-feira do mês, às 17 horas, no Auditório da OAB-ES. A Comissão também tem perfil no Facebook e no Instagram.
Para se integrar às CAICs, os advogados em início de carreira devem entrar em contato com as respectivas Subseções onde já há comissões constituídas. Aqueles que estão interessados em organizar novas CAICs, devem buscar o apoio da CEAIC. Basta entrar em contato pelo telefone 3232-5606 (Assessoria de Apoio às Comissões da OAB-ES) e informar.
Na página da OAB-ES na Internet – www.oabes.org.br – há também um link especial da CEAIC onde os interessados têm acesso às informações atualizadas das ações e projetos da Comissão.
A próxima reunião da CEAIC será na próxima semana, dia 10, às 18 horas, na OAB-ES. Participe.
#somostodosoab
#somostodosceaic

