Histórias de superação emocionam mulheres no evento “Elas nas Profissões 2”
O Seminário “Elas nas Profissões 2”, em comemoração ao mês das mulheres, trouxe para Vitória, palestras com duas mulheres que são exemplos de superação: a paratleta mineira Terezinha Guilhermina e a psicóloga clínica esportiva do Comitê Olímpico Sâmia Hallage.
A motivação, organizado pelos Conselhos e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), foi sensibilizar o universo feminino para enfrentar os desafios e as conquistas, em meio às adversidades, a partir das suas experiências.
O evento foi iniciado com a palestra da Doutora em Psicologia, a capixaba Sâmia Hallage que é do Comitê Olímpico Brasileiro desde 2011 e atende a atletas olímpicos de diversas modalidades. Atualmente, ocupando o cargo de coordenadora da Equipe de Preparação Mental do Comitê Olímpico Brasileiro, ela é responsável pelo acompanhamento de diversos atletas e equipes olímpicas. Seu trabalho é apontado como peça-chave na conquista de medalhas em Jogos Olímpicos e Sâmia usou deste histórico para dizer às mulheres capixabas “que a superação tem tudo a ver com o mundo feminino, já que a mulher desempenha vários papéis ao mesmo tempo e precisa de preparação mental para viver feliz”. Com várias dicas e exercícios de respiração ela motivou a plateia feminina presente no auditório CRCES.
A segunda palestra contagiou a todos pela reconhecida história de superação de Terezinha Guilhermina, uma das maiores atletas da história do paralimpismo mundial, que foi incluída no “Guiness book”, edição 2013/2014, como a atleta com deficiência visual mais rápida do mundo. Ela possui oito medalhas paralímpicas, 15 medalhas em mundiais e 17 medalhas em jogos parapanamericanos. É a atual recordista mundial da prova dos 400 metros. Terezinha usou de vendas nos olhos para mostrar a grupo de 10 mulheres como é conviver com a perda da visão. Como toda grande atleta, ela contou que a superação é o alimento principal da sua vida e dos seus resultados. A receita? “Cabeça erguida e muito suor. Entendo que as pessoas que não têm nada podem alcançar muito mais. E eu nunca aceitei o pouco que tinha", disse ela, emocionando a plateia.
As duas mulheres bem-sucedidas confessaram não existir uma fórmula para a superação. Para Sâmia Hallage “é preciso sempre manter o otimismo e pensar no autodesenvolvimento e na preparação mental” e para Terezinha Guilhermina “nunca aceitar passivamente o pouco que tem".
Homenagens
Diversas profissionais das áreas de contabilidade, economia, administração, engenharia, química, fisioterapia e direito foram homenageadas no Seminário “Elas nas Profissões 2” recebendo uma flor. Na área de Direito, a vice-presidente da OAB-ES, Simone Silveira, homenageou todas as advogadas do Estado fazendo uma homenagem à profissional Flávia Murad. A vice-presidente destacou a importância do “respeito” entre as próprias mulheres. “É importante que possamos nos valorizar mutuamente; incentivarmos umas as outras, valorizando a capacidade e as habilidades uma das outras”. E ressaltou a necessidade das mulheres terem “uma conduta de solidariedade recíproca – e que o nome para isto é “sororidade.” E explicou ser a palavra sororidade muito difundida ultimamente por refletir “esta condição feminina de união no sentido de fortalecimento através da valorização e respeito mútuos.”
Ao homenagear a advogada Flávia Murad, em nome de todas as advogadas da OAB-ES, Simone Silveira destacou o compromisso ético e de trabalho “.“já que Flávia é presidente da Comissão de Direitos Humanos, é membro da Comissão da Mulher Advogada e atua em conjunto com outras comissões como a dos direitos da pessoa com deficiência, a dos direitos da pessoa idosa, inclusive com trabalhos voltados na área da criança e do adolescente, dentre outras de valor social”. Para ela a homenagem é bastante representativa “sendo Flávia uma pessoa parceira e dinâmica como profissional e sempre atuando com muita alegria”.
Flavia Murad agradecendo a homenagem recebida, avaliou o evento como sendo de suma importância, pois além de promover uma interação com as profissionais dos demais conselhos de classe, contribuiu para o crescimento e fortalecimento das relações inter profissionais. “Nós mulheres que já temos um olhar mais humanizado precisamos nos unir para sermos mais fraternas e solidárias”.
Presenças
Com o auditório lotado de mulheres, registrou-se a presença de diversas profissionais das áreas de contabilidade, economia, administração, engenharia, química, fisioterapia e direito. Pela OAB-ES estiveram presentes a vice-presidente da OAB-ES, Simone Silveira e a presidente da Comissão de Direitos Humanos, Flavia Murad. Na plateia, a presença da advogada Magda Barreto. E mais: o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CRCES) Roberto Schulze, a presidente do Conselho Regional de Fisioterapia (CREFITO), Eunice Souza, o presidente do CRECI-ES, Aurélio Cápua Dallapículae e o presidente do Corecon-ES, Ricardo Paixão.
As advogadas Flávia Murad, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Es; Simone Silveira, vice-presidente da OAB-ES e a advogada Magda Barreto prestigiando o seminário “Elas nas Profissões 2”.
Fotos: JP do CRCES

