Fórum discute desafios e soluções para a violência de política de gênero
Diversas mulheres advogadas, magistradas e representantes da sociedade civil se reuniram no Fórum de Enfrentamento à Violência de Política de Gênero realizado pela OAB-ES e TRE-ES na manhã desta quinta-feira (22/06), na sede da Seccional, em Vitória.
O evento faz parte do protocolo de intenções para promoção da igualdade de gênero e combate à violência política contra mulheres com a participação de instituições capixabas.
A vice- presidente da OAB-ES e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Anabela Galvão e o diretor de Comissões, Marcus Felipe Botelho receberam as convidadas palestrantes a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo e a procurador do município de Vitória, Wilma Chequer Bou-Habib. Também esteve presente a juíza eleitoral da 52ª Zona de Vitória e vice-diretora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-ES, Tricia Navarro.
“Sejam bem-vindas. É uma alegria enorme receber vocês aqui na Ordem para debater esse tema de suma importância. A lei contra a violência de política de gênero não pode se restringir aos espaços político-partidários. É necessário levarmos esse debate a todas as esferas de nossa sociedade”, ressaltou Anabela Galvão.
Em sua apresentação, a advogada Wilma Chequer destacou que não podem ser só dos Organismos Eleitorais para a proteção dos direitos político-eleitorais das mulheres, não precisam ser aprimorados por meio legislativo e por ações implementadas em prol dos direitos político-eleitorais das mulheres, garantindo a paridade sem qualquer volta. “Há ainda o desafio de adicionar homens aliados efetivos desta luta de inclusão e participação na política, com respeito e sem violência”, destacou.
“É muito importante a realização desse Fórum para que nós mulheres sejamos fortalecidas nos diversos espaços em que a gente se disponha estar e ter a força da OAB, do Poder Judiciário nesse movimentos faz como que a luta se torna mais representativa e tenha mais força para que um dia cheguemos a igualdade”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
A juíza eleitoral da 52ª Zona de Vitória, Trícia Navarro, representando o TR-E falou sobre a importância do Fórum.
“O evento de hoje foi extremamente importante. Primeiro porque ele dá sequência às ações do protocolo de intenções firmado pelo TRE-ES e pelas demais instituições públicas e privadas. Foi extremamente rico na troca de informações e de experiência. A partir desses eventos, surgem novas ideias e ações que podem ser implementadas em prol da paridade de gênero e do enfrentamento da violência política de gênero e foi exatamente essas experiências que aconteceram hoje”, ressaltou.
Também fizeram parte da mesa, a presidente estadual da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, Maria Teresa Colli Rosindo; a advogada Flávia Brandão e a conselheira estadual de Igualdade racial, Elis Gonçalves.