Reforma tributária

Empresário Flávio Gurgel Rocha fala sobre a reforma tributária na iniciativa privada

A reforma tributária sob a ótica da iniciativa privada’ foi outro tema debatido durante esta manhã. Presidindo a mesa, o conselheiro Seccional da OAB-ES Alessandro Rostagno falou sobre o que o evento representa. “Vamos iniciar um trabalho interessante, pois vamos abordar agora um painel que aborda o setor produtivo. Nesta mesa abordaremos um âmbito diferente, o empresarial. O que esperam, o que os afeta”, afirmou Rostagno.

O empresário e presidente do Conselho de Administração no Grupo Guararapes, Flávio Gurgel, relatou como a reforma tem impacto na iniciativa privada. “Varejo é a trincheira do país, e qualquer mudança, seja de vírgula ou ponto, qualquer emenda, acaba por nos prejudicar por inteiro. Vou falar não só do Tributário, mas da transformação digital no financiamento, que vem nos surpreendendo e mostrando a sua força”, explicou Gurgel.

Para debater o assunto também estiveram presentes o professor em Direito Tributário, Augusto de Andrade Mansur; o diretor da comissão de Direito Tributário, Ciro Benevenuto Soares; o conselheiro fiscal de vitória, Victor Marques; o conselheiro do CRC/ES, Walterleno Maifrede Noronha; e o consultor tributário na FINDES, Samir Furtado Nemer.

A última mesa antes da primeira parte se encerrar foi dividida em três grupos de estudo compostos por membros da Comissão de Direito tributário, que abordaram o tema “Deliberações sobre a reforma: Exposição das conclusões e proposições dos grupos de estudo da comissão de Direito Tributário”, onde falaram das principais preocupações da reforma tributária.

A mesa foi presidida por Valeria Gaurink Dias Fundão, advogada e diretora da comissão de Direito Tributário; por Leonardo de Freitas Silva, advogado e também diretor da comissão de Direito Tributário; e pela advogada e diretora institucional da comissão de Direito Tributário, Lorena Gaudio.

Os grupos tinham como coordenadores, Álvaro Augusto Lauff Machado, Victor Marques e Thiago Nader Passos. O intuito foi o de apresentar pesquisas feitas sobre as deliberações da reforma.