Eleições: Seccional realiza treinamento dos mesários e distribuição das urnas das Subseções



Vitória, 19/11/2009 - Os advogados que vão atuar como mesários nas Subseções da OAB-ES, durante as Eleições Corporativas 2009, participaram na tarde desta quinta-feira (19) de um treinamento com o chefe da seção de voto informatizado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Alfredo Andrade dos Santos Junior.

Durante o encontro, os participantes receberam todas as informações sobre o manuseio da urna eletrônica, desde sua montagem, até como resolver eventuais problemas técnicos durante a votação. As simulações foram feitas com uma urna e mostradas em um telão. Todo o procedimento de atuação dos mesários nas eleições da Seccional é igual ao realizado durante as eleições nacionais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na ocasião, os mesários puderam fazer perguntas ao chefe de seção para esclarecer as dúvidas, e receberam um manual com o passo a passo da atuação e o funcionamento da urna, elaborado pelo TRE.

A Comissão Eleitoral da OAB-ES acompanhou todo o treinamento e ficou à disposição para esclarecimento de dúvidas. De acordo com o integrante da Comissão Eleitoral da OAB, Rodrigo Wernersbach Ronchi, o treinamento é essencial para que os mesários tenham o conhecimento necessário para manusear o equipamento corretamente e possam esclarecer dúvidas sobre eventuais contratempos que possam ocorrer.

Os nomes dos profissionais que compõem as mesas eleitorais das Subseções foram indicados pelos presidentes de cada local. Já os que vão atuar na Seccional foram definidos pelos candidatos das três chapas que concorrem ao Conselho Seccional. Ao final do treinamento, foi feita a entrega oficial das urnas a cada representante da Subseção, que será utilizada no dia da votação.


Eleição Informatizada

Esta é a primeira vez que a OAB-ES realiza eleições informatizadas. A novidade foi possível graças à resolução firmada entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Conselho Federal da OAB. Com o documento, todas as Seccionais ficaram autorizadas a estabelecer parceria entre os Tribunais da sua região.

Na Seccional capixaba, a parceria firmada com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disponibilizou os equipamentos e o treinamento dos mesários. Ao todo, 30 urnas principais, e mais 19 de contingência (reserva), que serão utilizadas em caso de problemas técnicos, vão ser usadas durante a eleição para escolha dos novos dirigentes da OAB-ES e das 15 Subseções da Ordem no Estado.

As eleições serão realizadas no dia 25 de novembro, das 9 horas às 17 horas. O local de votação de cada advogado será o identificado em seu cadastro na Ordem para o recebimento de correspondências. Por exemplo, se um advogado atua em Vitória, mas o seu endereço de correspondência é o de sua residência, em Vila Velha, o seu domicílio eleitoral será a Subseção de Vila Velha. No dia da votação, o advogado deverá se identificar apresentando a sua carteira ou cartão profissional.


Justificativa

O advogado que não justificar a sua ausência no dia da eleição sofrerá multa de 20 % sobre o valor da anuidade. Para justificar a falta, o advogado tem o prazo de 15 quinze dias, contados do dia da eleição, para explicar sua situação. As justificativas poderão ser feitas pelo e-mail oabes@oabes.org.br; pessoalmente no setor de protocolo da Seccional ou nas Subseções; ou via Correios.

Todas as informações sobre o processo eleitoral estão disponíveis no site www.oabes.org.br , no banner Eleições Corporativas. Acesse e conheça os candidatos concorrentes.

 

Foto: Katyúscia Campana

keyboard_arrow_up