Evento
Debate importante sobre a advocacia corporativa reúne advogados e advogadas na Rede Gazeta
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB-ES), por meio da Comissão de Advogados Corporativos, realizou, na manhã desta terça-feira (08/11), no Auditório da Rede Gazeta, em Vitória, um evento abordando o tema “Desafios da Advocacia Corporativa: Gestão, Compliance e Formação Profissional”.
Foi o primeiro evento da Comissão, constituída em julho de 2022. A advocacia corporativa tem exigido que os advogados e advogadas sejam capazes de encontrar soluções acertadas para as demandas das empresas, bem como atuar de forma preventiva, eliminando ou reduzindo os riscos na tomada de decisões.
A intenção do encontro foi oportunizar uma troca de experiência sobre a atuação dos profissionais nesta área, especialmente dada a crescente importância do compliance no segmento. Além disso, outra pauta é a formação especializada que deve ser encarada dentro deste cenário.
Foram apresentados dois painéis. O primeiro, tratou sobre a atuação da advocacia no compliance corporativo e como desenvolver melhores práticas de gestão nos departamentos jurídicos, através do desenvolvimento de ferramentas de compliance para essas empresas.
A moderação foi feita pelo gerente jurídico da ArcelorMittal Tubarão e secretário-geral da Comissão da Advocacia Corporativa da OAB-ES, Marcelo Araújo, e contou com palestras da gerente executiva jurídica e de integridade da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Mariana Covre, e da advogada e gerente jurídica da Vale, Renata Padilha.
O segundo painel abordou a importância da formação e do aperfeiçoamento dos profissionais do Direito que atuam neste mercado, especialmente na advocacia corporativa, destacando os conhecimentos desses na área do negócio e nas empresas. O moderador foi o gerente jurídico da Rede Gazeta, Pablyto Robert. Foram apresentadas palestras do presidente da Fucape Business School, Valcemiro Nossa, e do diretor acadêmico da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Ricardo Goretti.
O presidente da Comissão, Jorge Guerrero, falou sobre o evento. “Em 08/11/2022, a nossa Comissão realizou o evento ‘Desafios da Advocacia Corporativa’, ocasião em que foram realizadas excelentes palestras sobre gestão, compliance e formação profissional, demonstrando o nosso compromisso de compartilhar conhecimento e experiência sobre boas práticas jurídicas corporativas, com todos os participantes e interessados no tema. Gostaria de destacar, ainda, que a Comissão possui quatro frentes de trabalho, abordando os seguintes temas: Gestão de Departamentos Jurídicos; Capacitação e Desenvolvimento da Advocacia Corporativa; Gestão de Crises e Realização de Eventos, de modo que possa contribuir para o fortalecimento da advocacia corporativa em prol do desenvolvimento sustentável”, ressaltou Guerrero.
Ele também esclareceu sobre o trabalho da Comissão. “A Comissão é composta por um grupo seleto de 32 advogados e tem, dentre outros, os seguintes propósitos: fortalecer o relacionamento entre os advogados e advogadas que trabalham para grandes empresas e escritórios do Espírito Santo, de modo que possam compartilhar as suas boas práticas corporativas (jurídicas e empresariais); fortalecer a advocacia corporativa, promovendo a capacitação e o desenvolvimento dos mesmos e fazer a aproximação e integração da advocacia corporativa com a OAB e as grandes instituições do Estado”, explicou.














