segurança pública

Comissão da OAB-ES fortalece diálogo com a Secretaria de Segurança Pública em reunião estratégica



A primeira reunião da Comissão de Segurança Pública da OAB-ES contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado, Leonardo Damasceno, e a abertura do encontro foi feito pela presidente da Ordem, Erica Neves. Damasceno apresentou dados e estatísticas sobre a criminalidade e as ações em andamento no setor. O encontro teve como objetivo aproximar a comissão da pasta, possibilitando um diálogo mais estreito e a construção de estratégias conjuntas para o aprimoramento da segurança no Espírito Santo. O Coronel da PMES Márcio Celante, Subsecretário de Integração Social, também esteve presente. 

Segundo o presidente da comissão, Roberto Antônio Darós Malaquias, a atuação do grupo de trabalho da Ordem se baseia em um debate acadêmico qualificado, buscando propor diretrizes ao setor público e contribuir com análises técnicas que possam embasar políticas de segurança mais eficazes. "

Nosso objetivo principal é formar e estreitar laços institucionais entre a OAB-ES e a SESP-ES, buscando uma ampla participação e cooperação, em busca do cumprimento dos preceitos constitucionais da Seccional na área de Segurança Pública, por intermédio de pesquisas científicas elaboradas e gerenciadas por nossos Membros da Comissão, juntamente com a experiência adquirida com a prática da Advocacia Criminal. Pretendemos participar das decisões com novas e modernas propostas e diretrizes para a gestão dessa área, na formação e no treinamento operacional continuado dos policiais, na prevenção da saúde física e mental, e também na valorização dos profissionais de segurança, visando a defesa e proteção da sociedade capixaba", frisou o presidente da Comissão. 

Darós explicou ainda que a Comissão pretende auxiliar e assessorar efetivamente a OAB-ES nessas referidas demandas relacionadas, promovendo discussões sobre direitos fundamentais, legislação e medidas preventivas. 

Durante a reunião, foram debatidos desafios relacionados à Segurança Pública. A expectativa é que o canal de diálogo permaneça aberto, possibilitando futuras colaborações entre a Ordem e o Governo Estadual para aprimorar o sistema de Segurança Pública.

keyboard_arrow_up