Reunião
Comissão da Advocacia Criminal se reúne com lideranças estaduais para discutir situações de detentos
A presidente da Comissão da Advocacia Criminal e políticas penitenciárias da OAB- ES, Manoela Soares, se reuniu na tarde de sexta-feira, 20 de setembro, com o secretário de Estado de Justiça, Luiz Carlos Carvalho Cruz, com a secretaria de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e com a presidente da Associação Brasileira de Criminalistas (ABRACRIM/ES), Sharlene Azarias.
A reunião teve o propósito de dialogar com os representantes estaduais sobre a estrutura física da penitenciária de Segurança Máxima 1 (PSMA-1), em Viana/ES e também sobre alguns relatos e maus tratos praticados naquela Unidade.
Sobre a estrutura, o secretário de Justiça afirmou que até o final do ano apresentará melhorias no espaço, onde os presos recebem suas visitas familiares. Ele informou também que o Estado possui projeto para a edificações de novas unidades prisionais.
Foi relatado ainda denúncias de que os parlatórios, no período da noite, estariam com cheiro de gás de pimenta e também que alguns detentos estariam passando a noite no local que não tem estrutura adequada para tal. O secretário de Justiça se comprometeu em apurar tais fatos.
Ao final da reunião, foi pedido que o Secretário de Justiça viabilize a escola para mais presos do PSMA-1, pois a unidade possui pouquíssimas alternativas de remição de pena para os Reeducandos.