Jovem Advocacia

Bacharéis em Direito de todo o Estado recebem carteiras da OAB em solenidade online

Foi com muita emoção que os 96 bacharéis em Direito de diversas regiões do Estado receberam suas carteiras digitais na tarde de quinta-feira (25/02) durante a solenidade online realizada pela OAB-ES.

Os jovens advogados e advogadas fazem parte das Subseções de Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cariacica, Guarapari, Ibiraçu, Itapemirim, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória. Agora, eles estão aptos ao exercício profissional.

A OAB-ES continua adotando possibilidades digitais neste período de enfrentamento ao coronavírus, para dar continuidade a seus trabalhos de forma democrática. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo aplicativo Zoom e pelo YouTube.

O juramento foi conduzido pelo bacharel em Direito Iago Oliveira de Carvalho que também recebeu a sua carteira junto aos demais colegas.

Após o juramento, foi dada a palavra para a oradora da turma, Raquel Barros Rodrigues Wiorek. A Bacharel em seu discurso frisou os desafios do ano de 2020 e a conquista de serem aprovados e se tornarem advogados em meio a uma pandemia, não deixando de citar a importante colaboração dos familiares nesse momento ímpar na vida de todos. Falou também sobre os avanços que a OAB-ES conseguiu mesmo em um ano desafiador. E ainda ressaltou aos jovens advogados a importância do Código de Ética e Disciplina, além de enaltecer o trabalho dos colaboradores da OAB-ES.

A cerimônia contou com a participação especial do Conselheiro Federal da OAB, secretário geral do Conselho Federal e presidente da Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado, José Alberto Simonetti, que foi convidado para ser o paraninfo da turma.

Simonetti agradeceu ao presidente da Seccional Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho, por dar continuidade às solenidades virtuais, garantindo a entrega das carteiras de maneira segura a todos neste momento de pandemia.

“Gostaria de saudar a todos, em especial ao querido Rizk. Parabenizo o presidente por sua generosidade e por dar continuidade às cerimônias virtuais de entrega de carteira neste momento difícil que o Brasil vive”, disse.

O presidente da Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado aconselhou os jovens advogados. “Eu insisto para que revisitem sempre as obras de Ruy Barbosa, principalmente seus conselhos aos jovens advogados. Suas palavras me inspiram a cada entrega de carteira. Advogados e advogadas não desperdicem o tempo. Somos instrumentos de justiça e pacificação. Não deixem se intimidar pela arrogância e prepotência. Temos muitos desafios diários. Mantenham-se firmes, fortes e corajosos em seus caminhos. Atuem com ética. Preservem suas prerrogativas. Sejam bem-vindos a nossa casa, a Ordem dos Advogados do Brasil”, ressaltou.

O presidente da OAB Jovem, Baltazar Bittencourt, também falou para a nova advocacia. “Cumprimento os doutores Simonetti, Rizk e Alberto Nemer. A OAB é uma família que ampara. É com imenso prazer que participo de mais uma entrega de carteira. Vejo neste momento muitos olhos brilhando de orgulho, mas também de preocupação pelo que está por vir. O caminho não será fácil, mas ele poderá ser trilhado com muita dedicação, esforço e estudo. O mercado nunca estará saturado para profissionais competentes, lembrem-se que para um chamado dessa magnitude a gente não vira as costas, não se acovarda, nem desiste. Somos guardiões das liberdades, da vida, do patrimônio. Somos nós que devolvemos aos nossos clientes a liberdade ou a inocência, os bens, o sustento, a reparação por danos. Agarrem nossas prerrogativas com unhas e dentes, pois são elas os pilares do Estado Democrático de Direito. Pela primeira vez em uma gestão os advogados saem de uma solenidade de entrega de carteira com um escritório pronto, o “Meu Escritório”, salas lindas nos fóruns do Estado, novas sedes, e uma Diretoria preocupada com as demandas de cada advogado e advogada. Contem com a Ordem, com a diretoria, com o presidente Rizk, com a Comissão da Jovem Advocacia, estamos aqui para servir a classe. Participem das Comissões da OAB. Sejam bem-vindos à advocacia, sejam bem-vindos a Ordem”, disse Baltazar.

O 1º Secretário Geral da CAAES, Robert Lopes Machado, também se pronunciou. “A Caixa é um braço assistencial da OAB. Convido vocês a conhecerem o site da CAAES e os seus benefícios. Sejam bem-vindos", informou.

Já o presidente da Seccional Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho, encerrou a cerimônia. “Agradeço a todos, em especial a presença do nosso querido Simonetti e sua disponibilidade voluntária, prestando um trabalho relevante para o Sistema OAB, contribuindo de maneira brilhante para a nossa classe e implementando de forma responsável o Exame de Ordem, principalmente neste momento de desafios. Parabenizo aos jovens advogadas e advogados pelo dia de hoje. Aproveitem a caminhada e sejam felizes com essa vitória. E tenham fé que vocês são merecedores. Hoje é dia de comemorar. Aproveitem com suas famílias”.

Durante a solenidade, o Coral da OAB-ES realizou uma bela apresentação virtual para os convidados.

Durante o período de isolamento social, a OAB-ES realizou sete cerimônias online por meio do aplicativo Zoom possibilitando assim que mais de 500 advogados e advogadas recebessem suas carteiras virtuais para atuar na advocacia.