Semana da Advocacia
A atuação da Justiça do Trabalho na pandemia é destaque na abertura da Semana da Advocacia 2020
A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Miranda Arantes, proferiu a conferência magna, desta terça-feira (11/08), na abertura das atividades da Semana da Advocacia 2020. Ela apresentou o tema “A importância da advocacia em tempos de pandemia”. A ministra saudou a todos e agradeceu a participação no importante evento jurídico capixaba.
A ministra afirmou que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) tem trabalhado e mantido a justiça em plenas condições de funcionamento para a advocacia neste momento de pandemia. “O Ato 173 consolidou a regulamentação do trabalho remoto temporário, o funcionamento dos serviços judiciários não presenciais e a realização de sessões de julgamento tele presenciais, para garantir o acesso à justiça”, informou .
“Estamos vivendo uma crise não só de pandemia, mas também uma crise social, crise econômica, crise política, que tem permeado na advocacia brasileira. Neste contexto, é relevante e importante o papel da OAB que trabalha em prol do coletivo com tanta seriedade. Temos no Brasil cerca de um milhão de advogados atuando em grande, médios e pequenos escritórios e vivenciado a crise. É importante manter diálogo da classe neste momento. Vamos passar por essa dolorosa experiência e me solidarizo com as famílias das 100 mil das vítimas da Covid-19 no Brasil. É uma honra participar e minhas palavras finais são de esperança”, comentou.
O juiz do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (18ª Região), Planton Teixeira Neto de Azevedo, um dos conferencistas convidados da abertura, destacou a atuação da Justiça do Trabalho neste momento de pandemia e as medidas tomadas.
“A Justiça do Trabalho cumpriu o seu papel com o nosso público interno e externo. Publicamos o ATO 132 para preservar a vida dos servidores e magistrados que atuam no órgão. Em momento algum a Justiça ficou parada. Realizamos atos telepresenciais, audiências por meio de vídeoconferência para que os processos continuassem a andar. Também foram realizadas audiências por conciliação. Julgamos cerca de 181 mil processos”, informou o juiz.
“A Justiça do Trabalho e a advocacia trabalhista assumem o protagonismo neste contexto. Paciência, cooperação e boa vontade. Somos desafiados neste momento que exige muito mais de nós”, comentou ainda Planton.
A mesa foi presidida pelo doutor e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Claudio Jannotti da Rocha que recebeu os convidados de fomra virtual.
A Semana da Advocacia, o maior evento jurídico do Estado, prossegue até sexta-feira (14/08) e é realização conjunta da OAB-ES e da ESA-ES.

